agencia

Notícias

Domingo, 18/11/2018 - 18h02

Prefeitura realiza atividades da Semana de Combate ao Feminicídio na Feirinha São Luís

Ação visa combater a prática e alertar a sociedade em evento que integra a política de assistência à mulher da gestão do prefeito Edivaldo; como atração cultural do domingo na Feirinha, destaque para o sambista Meio Dia, da escola de samba Imperatriz Leopoldinense

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Participantes do Concurso de Talentos da Semana de Combate ao Feminicídio se apresentam na Feirinha São LuísAs atividades da II Semana Maranhense de Combate ao Feminicídio, tiveram continuidade neste  domingo (18), durante a 74ª edição do programa Feirinha São Luís, com premiação dos alunos vencedores do concurso de talentos com o tema 'Feminicídio e música' com animação da Banda Filtro de Barro, além de ação educativa. As ações realizadas pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Governo (Semgov), via Coordenadoria Municipal da Mulher, integram a política de assistência à mulher da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A ação tem como parceiros o Governo do Estado e instituições de apoio à mulher e da sociedade civil. Objetivo é promover a reflexão sobre o feminicídio visando à prevenção desse crime. 

"Embora tenhamos desenvolvido políticas estruturantes de enfrentamento às violências de gênero e garantia de direitos, devido à complexidade do fenômeno, é necessário cada vez mais pensar em estratégias diversas para alcançar a sociedade. Nessa perspectiva, o trabalho com as escolas e ambientes de grande público como a Feirinha é fundamental para a prevenção e formação de uma sociedade menos violenta", frisou Vânia Albuquerque, coordenadora municipal da Mulher.

A ação tem o envolvimento do Departamento de Feminicídio, da Secretaria de Segurança Pública, Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), Casa da Mulher Brasileira, Delegacias de Atendimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Codevim) e secretarias municipais de Saúde e de Educação, entre outros.

"Precisamos sempre marcar esses momentos para visibilizar para a população maranhense como é importante a responsabilidade pela transformação da cultura que ensina injustamente que homens e mulheres devem ter acessos diferentes, que reforça desigualdades, que estimula a falta de respeito nos relacionamentos, é importante que isso seja compartilhado pela população sabendo que é responsabilidade de todos e todas", afirmou a delegada coordenadora das Delegacias da Mulher, Kazumi Tanaka.

As ações da semana iniciariam no dia Municipal de Combate e Visibilização do Feminicídio em São Luís, promovido dia 13 de novembro, data em que também é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Haverá ainda ações no Espaço Mulher, montado na 12ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), no Multicenter Sebrae, que até dia 25 de novembro promove palestras, exposição de vídeos, roda de conversas e debates sobre o problema.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além do viés social que é somado aos demais setores da Feirinha São Luís, como agricultura, artesanato, artes plásticas, gastronomia, neste domingo o destaque da programação cultural ficou por conta da animação do intérprete Meio Dia, da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, diretamente do Rio de Janeiro para animar ainda mais o evento dominical da família e turistas de São Luís.

"Esse caldeirão cultural que é nossa São Luís, abraça todos os gêneros musicais, hoje foi a vez do samba de raiz do Meio Dia fechar a programação e agitar o público que compareceu em massa na Feirinha São Luís, mostraram o gingado do samba no pé do ludovicense", destacou o secretário de Articulação Parlamentar, Ivaldo Rodrigues.

Ainda na programação cultural animaram o público o grupo Forró.com (pé de serra), Jane Ferrari, e Capoeira Angola Acapus.

GASTRONOMIA

A chef de cozinha Jeisa Moraes, veio nessa edição comandando a Barraca do Chef, realizando o botequim do samba, com um cardápio recheado de delícias como feijoada, risoto de camarão, arroz de carneiro, casquinha de caranguejo, salgadinhos, e escondidinho de carne, de sobremesa mousse regional e brigadeiro, um banquete de dar água na boca, pra ninguém botar defeito.

A bibliotecária Alessandra Aguiar fica surpresa sempre que volta à Feirinha. "Cada domingo que volto tem uma novidade, seja no artesanato, na parte agrícola ou na culinária, fora as atrações culturais, que são um espetáculo a parte. Dessa vez que trouxe uma amiga do interior do Maranhão para conhecer esse evento e mostrar mais um pouco da nossa cultura, passeando pelo centro histórico", disse Alessandra.

A FEIRINHA

A Feirinha São Luís, desde sua implantação ano passado, já recebeu cerca de 315 mil pessoas que geraram um capital circulante de quase R$ 16 milhões, além de gerar renda nos mais de 120 pontos de comercialização no entorno da praça. No palco montado em frente à Associação Comercial já foram realizadas mais de 400 apresentações culturais. A Feirinha São Luís acontece todos os domingos das 7h30 às 15h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem