agencia

Notícias

Segunda-feira, 19/11/2018 - 15h23

Prefeito Edivaldo beneficia novas áreas da capital com modernização do sistema de iluminação pública

A Praça Catulo da Paixão Cearense é um dos logradouros que está recebendo esta semana ação do programa de modernização e melhoria do sistema de iluminação pública da capital, implantado na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Praça Catulo da Paixão Cearense recebe nova iluminação da Prefeitura de São Luís

A Praça Catulo da Paixão Cearense, um dos largos mais tradicionais da capital maranhense, na Vila Passos, está recebendo da Prefeitura de São Luís um novo sistema de iluminação pública. A ação integra o programa de modernização e melhoria do sistema de iluminação pública da capital, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com o objetivo de proporcionar um novo aspecto a ruas, avenidas, praças e outros espaços públicos da capital, deixando-os melhor iluminados, mais bonitas e seguros à circulação de pessoas e veículos. Na gestão do prefeito Edivaldo já foi implantado mais de 60 km de rede de iluminação de LED nas avenidas da capital. A cidade recebeu mais de 15 mil pontos de luz branca. A meta fixada pelo prefeito é chegar ao final de 2020 com 80 mil pontos de luz branca.

Nesta etapa, a expansão dos serviços de melhoria da iluminação contempla também áreas do Planalto Vinhais, Avenida São Luís Reis de França e trechos da zona rural. Os serviços são executados por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). "O trabalho de revitalização do Parque de Iluminação Pública da capital tem sido contínuo, atendendo a determinação do prefeito Edivaldo, e sempre realizado de acordo com o espaço que vai receber o serviço, atendendo às especificidades de cada local. A Praça Catulo da Paixão Cearense, a Avenida São Luís Rei de França e os espaços no Vinhais são pontos importantes para a cidade e que há muito necessitavam desse serviço de revitalização do sistema, para a melhoria do ambiente, segurança dos transeuntes e qualidade de vida dos moradores", observou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Além da importância histórica, a Praça Catulo da Paixão Cearense está no entorno do Estádio Municipal Nhozinho Santos e concentra grande circulação de pessoas. O projeto de revitalização da iluminação da praça, localizada na região central de São Luís, consiste na colocação de novos postes circulares e substituição de luminárias antigas de luz amarela por novas lâmpadas brancas à base de vapor metálico que proporcionam ao local uma incidência luminosa de maior alcance, além de deixar a praça mais bonita.

Além de novo posteamento, também está sendo feita instalação de rede aérea com 96 metros; substituição de sete luminárias de potência 150W com lâmpadas de vapor metálico luz branca e instalação de 13 luminárias de potência 250W com lâmpadas de vapor metálico luz branca.

A renovação do sistema de iluminação do espaço é enaltecida pela população. O comerciante Everton Ribeiro, que tem um pequeno restaurante no entorno da Praça Catulo da Paixão Cearense, destaca a importância da renovação do sistema. "Aqui é uma área bastante movimentada, que concentra grande número de comércios nas proximidades e muita circulação de pessoas em dias de jogos no Nhozinho Santos. A nova iluminação vai melhorar em todos os aspectos, seja para a segurança de quem frequenta a praça, seja para os comerciantes que trabalham aqui até tarde da noite", relatou ele.

O revendedor de carro Mauro Júnior também avalia positivamente a modernização do sistema de iluminação da praça. "Um espaço melhor iluminado é sempre mais bonito e seguro para todos. Sem dúvida é um serviço que vai proporcionar melhor qualidade ao ambiente", disse.

NOVOS PONTOS

Além desse logradouro, a Prefeitura de São Luís também está executando serviços de revitalização da iluminação pública em outros pontos da cidade, a exemplo do Planalto Vinhais, onde, além da substituição de luminárias antigas por outras novas de maior potência, estão sendo implantados novos pontos de luz onde não existiam, ampliando a rede para outras áreas do bairro.

No local, o serviço contempla as ruas 13 (nas proximidades do Cemitério Parque da Saudade), Rua 1, Rua 2, entre outras vias que estão recebendo melhorias com a implantação de postes de concreto, substituição de lâmpadas em mais de duzentos pontos luminosos de vapor de sódio de 250W por outras luminárias de vapor metálico de luz branca com potência de 250W e, ainda, a instalação de 60 luminárias com lâmpadas de 150W vapor metálico luz branca.

Avenida São Luís Rei de França é uma da vias que recebe melhoria da iluminação

A Prefeitura prossegue ainda com serviços de modernização do sistema de iluminação da Avenida São Luís Rei de França, uma das vias de grande fluxo da capital. A segunda etapa dos serviços na avenida teve início na última quarta-feira (14) e, nesta terça-feira (20), os trabalhos serão intensificados no trecho que vai da entrada da Avenida General Arthur Carvalho até o retorno do Olho d'Água.

Os serviços contemplam também novos trechos da zona rural de São Luís, como a Rua Principal da localidade Andiroba. Na área, a Semosp está instalando postes de concreto, implantando rede aérea com cerca de 20 metros e instalando novas luminárias de potência 100W com lâmpada de luz amarela.

O programa de revitalização da iluminação já contemplou mais de 150 bairros, sendo que em muitos deles o sistema apresentava-se bastante deficiente, como a Cidade Olímpica, por exemplo, que hoje está com mais 100 novos pontos de luz; assim como Cidade Operária, Ilhinha, Cohama, Renascença, Forquilha, Coroadinho, Planalto Pingão, Residencial Pinheiros, Vila Brasil, São Bernardo, São Cristóvão, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, Residencial Nestor, Jardim São Raimundo; Apeadouro, Liberdade, Vila Passos, Madre Deus, Monte Castelo, Fé em Deus, Cruzeiro de Santa Bárbara, São Raimundo, Vila Vitoria, Residencila Nova Vida, Nova Jerusalém Anjo da Guarda, entre outros bairros que estão deixando para trás a triste realidade de vias escuras ou mal iluminadas.

Além desses locais, outras ruas e avenidas de grande fluxo da capital também já foram contempladas com serviços de revitalização e modernização do sistema de iluminação pública, recebendo em toda a extensão da via novas luminárias de LED ou do tipo branca. Entre as avenidas contempladas estão a Litorânea, Holandeses, Marechal Castelo Branco, Guajajaras, Daniel de La Touche, Colares Moreira, Portugueses, Libaneses, Jerônimo de Albuquerque, Ana Jansen, São Marçal, Agricultores, Avicênia, Jerônimo de Albuquerque, Tirirical, Libaneses (acesso ao aeroporto) e Tupinambá, na Ponta d'Areia, entre outras.

 Acesse aqui  galeria de imagens desta reportagem