agencia

Notícias

Quarta-feira, 21/11/2018 - 12h26

Novos Ecopontos e galpões de triagem anunciados pelo prefeito Edivaldo já estão em construção

Atualmente estão em funcionamento 11 Ecopontos, todos implantados na gestão do prefeito Edivaldo que anunciou a construção de mais cinco equipamentos entre os quais os localizados no Centro e Cidade Operária, cujas obras já iniciaram

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ecoponto do Centro está sendo construído pela Prefeitura de São LuísDando continuidade à ampliação da política dos Ecopontos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior está avançando na construção de novos equipamentos do tipo. Já foram iniciadas as obras do Ecoponto Cidade Operária, próximo a UEB Mata Roma, e do Ecoponto Centro, no Anel Viário, que contará ainda com um galpão de triagem de materiais recicláveis. Atualmente, a capital tem 11 Ecopontos em pleno funcionamento. No dia 30 de outubro, o prefeito Edivaldo assinou a ordem de serviço para a construção de cinco novos Ecopontos e dois galpões de triagem de materiais recicláveis. Os Ecopontos beneficiam não somente os moradores dos bairros onde estão instalados, mas toda a população de São Luís que pode fazer o descarte de resíduos no equipamento mais próximo do seu bairro, da sua casa. 

A medida faz parte da ampliação das políticas de reciclagem e sustentabilidade em São Luís, fortalecendo a gestão pioneira de resíduos sólidos na cidade. "A nossa gestão foi a que mais avançou na política de gestão dos resíduos. Por décadas a população de São Luís conviveu com o problema dos lixões e com a ineficiência da coleta de lixo, o que não se observa mais atualmente. E os Ecopontos vieram para fechar o círculo da destinação adequada de resíduos, estimulando o descarte adequado", afirma o prefeito Edivaldo.

 Além dos Ecopontos da Cidade Operária e Centro, que já estão em construção, fazem parte do pacote de novos equipamentos os Ecopontos Itapiracó, no Cohatrac, Sacavém e Vila Isabel, na região Itaqui-Bacanga, onde também será construído o segundo galpão de triagem de materiais recicláveis da capital.

 ECOPONTO CENTRO

As obras para implantação do Ecoponto e do Galpão de Triagem Centro, localizado na Avenida Vitorino Freire, área próxima ao Anel Viário, iniciaram este mês e devem durar cerca de 50 dias, com previsão de entrega ainda este ano. 

O local onde ocorre a implantação dos equipamentos era utilizado pela população como ponto de descarte irregular de resíduos sólidos. A Prefeitura de São Luís, através dos serviços de limpeza urbana, realizava remoção mecânica no local com frequência mínima de duas vezes por semana. Na última limpeza realizada durante a preparação do terreno para as obras, foram retiradas 121 toneladas de resíduos sólidos depositados de forma irregular no local.

Este Ecoponto será o primeiro a contar com Galpão de Triagem instalado em área próxima, o que irá facilitar a logística de transporte do material até a associação de catadores que receberá a concessão de uso do galpão. O galpão será entregue em regime de cessão à Associação de Catadores de Material Reciclável de São Luís (ASCAMAR), instalada atualmente na Rua de São Pantaleão.

ECOPONTO CIDADE OPERÁRIA 

Localizado na Avenida Leste 103, Cidade Operária, este será o terceiro Ecoponto a entrar em funcionamento na região da Cidade Operária, que já conta com o Ecoponto Cidade Operária, inaugurado em dezembro de 2017, e o Ecoponto Jardim América, inaugurado também em 2017. A região contará com mais este equipamento por ser uma área populosa e onde o volume de descarte irregular é elevado.

As obras já estão em andamento e o Ecoponto está sendo construído em um terreno onde a população costumeiramente fazia o descarte irregular de resíduos. Para controlar o acúmulo de lixo a Prefeitura realizada ações de remoção manual e mecanizada pelo menos duas vezes por semana.

INCENTIVO À RECICLAGEM

Implantados desde 2016, os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís porque integram diversas ações. A principal delas é garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, incentivando a reciclagem e atitudes sustentáveis. Por meio dos Ecopontos, São Luís faz fazer parte do grupo de 7% das cidades brasileiras que têm políticas efetivas de encaminhamento para a reciclagem dos resíduos gerados pela população.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca outro ponto importante da política dos Ecopontos. "A partir da implantação dos Ecopontos consegue-se, de imediato, eliminar os pontos de descarte irregular nos bairros de São Luís, chamados popularmente pelos moradores de lixões", diz a presidente.

Ela afirma ainda que eliminando um ponto de descarte irregular, aquela área, antes degradada, passa se recuperar, reduzindo os efeitos da poluição para o solo, água e ar no entorno. "Além disso, promove-se o fortalecimento da economia circular por meio do encaminhamento destes resíduos para as cooperativas de catadores, aumentando a renda mensal destes profissionais", informa Carolina Moraes Estrela.

GALPÕES DE TRIAGEM

Com os cinco novos equipamentos que serão construídos a Prefeitura vai fortalecer as políticas de limpeza urbana na cidade. Dois deles terão galpão de triagem anexo. Os Ecopontos Centro e Vila Isabel terão galpão de triagem onde as cooperativas de catadores que recebem os resíduos recicláveis entregues pela população nos Ecopontos poderão fazer a separação adequada deste material.

A entrega dos galpões engloba também o aparelhamento e treinamento das cooperativas de catadores, com o fornecimento dos equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades tais como mesa de triagem, carrinhos metálicos para transporte de recicláveis, prensa e enfardadeira.

 

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem