agencia

Notícias

Sexta-feira, 14/12/2018 - 09h02

Prefeitura realiza neste sábado (15) Dia D de Limpeza de Praia em São Luís

Ação integra campanha lançada em setembro, no Dia Mundial de Limpeza das Praias colocada em prátia pela gestão do prefeito Edivaldo; objetivo é conscientizar a população sobre os prejuízos que o descarte irregular de resíduos causa ao meio ambiente marinho

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Agentes da Prefeitura realizam ação permanente de limpeza em praias de São LuísPara chamar a atenção da população para o problema da poluição das praias de São Luís, a Prefeitura realiza neste sábado (15), mais um Dia D de Limpeza de Praia, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. A ação faz parte de uma campanha lançada em setembro, durante o Dia Mundial de Limpeza das Praias, para conscientizar a população da cidade sobre os prejuízos ao meio ambiente marinho decorrentes do descarte irregular de resíduos sólidos na areia. A ação acontece no trecho da da Casa das Dunas à Praça dos Pescadores, na Avenida Litorânea.

A concentração começa às 7h30 e o ponto de encontro será na Casa das Dunas. Às 8h, voluntários farão a catação dos resíduos encontrados na faixa de areia que no trecho da Casa das Dunas à Praça dos Pescadores da Avenida Litorânea. Os resíduos serão separados em três tipos: recicláveis, orgânicos e perigosos. A catação dos resíduos recicláveis, exceto vidro, será feita pelos voluntários e estudantes municipais. Já os resíduos de vidro, orgânicos e perigosos serão recolhidos pelos agentes de limpeza.

Ao longo da faixa de areia haverá ainda máquinas de remoção que recolherão os resíduos mais pesados, que não podem ser recolhidos manualmente. Ao longo do percurso, os frequentadores da praia receberão dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. 

Esta é a segunda ação do tipo realizada este ano em São Luís. A primeira ocorreu em setembro, quando foram recolhidas mais de 45 toneladas de lixo descartado irregularmente na orla da capital. 

PLÁSTICO

Atualmente, o plástico é o grande vilão do meio ambiente costeiro. Toneladas de garrafas e embalagens, que são empurradas pelas correntes marítimas e formam um amontoado em outras áreas de maré, causando prejuízos à população local, ao meio ambiente, à atividade pesqueira, à navegação, à atividade turística entre tantos outros problemas. E em todo o mundo, nas cidades em que há orla, as gestões municipais têm ampliado seu trabalho de preservação destes ecossistemas.

A ação será coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Segundo a presidente do órgão, Carolina Moraes Estrela, o objetivo é realizar uma ação cívica, de integração social, mobilizando a população de São Luís a cuidar das praias da cidade. "O objetivo é mostrar que a gestão do lixo, quem vem sendo priorizada pelo prefeito Edivaldo, é um trabalho compartilhado. Prefeitura, empresas e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações", destaca.

SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA

Por dia, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, recolhe cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET da faixa de areia das praias da cidade. Todos os dias, agentes de limpeza trabalham na limpeza da orla da capital, fazendo a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da orla.

Além dos agentes, são utilizadas ainda caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo descartado irregularmente nas praias de São Luís. Na faixa de areia ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantido um plantão de varrição todos os domingos com seis agentes de limpeza.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana afirmou que o Dia D de Limpeza de Praia é a junção dos serviços operacionais diários realizados pela Prefeitura de São Luís com o eixo de educação ambiental. "Não estamos fazendo ações isoladas. Os serviços de limpeza urbana da orla ocorrem diariamente. Agora estamos intensificando, por meio destas mobilizações, as ações de educação ambiental voltadas especificamente para a limpeza das nossas praias. Precisamos que a população seja parceira deste trabalho para que nossas praias continuem sendo ambientes agradáveis frequentadas por moradores e turistas", disse.

AÇÃO NA PRAIA

A ação envolverá estudantes da rede pública municipal e escolas privadas de São Luís e voluntários da sociedade civil. O Cidadão Limpeza Cidade Beleza irá conversar com quem estiver na praia neste dia, dando dicas sobre os cuidados com o meio ambiente que precisam ser tomados ao frequentar a praia e como fazer o descarte correto do lixo para evitar que ele polua o litoral.

Um lixômetro será instalado para chamar a atenção das pessoas sobre a quantidade de resíduos descartados irregularmente. Ao final, tudo que for recolhido pelos estudantes e voluntários será separado por tipo e pesado. Com esta ação, a Prefeitura de São Luís, espera promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano.

O intuito do movimento é a promoção da mobilização social, aproximando toda a cidade no debate do descarte irregular dos resíduos, propondo através de sugestões e ações firmadas, melhorias nas políticas públicas voltadas aos resíduos sólidos e nas soluções de limpeza para a cidade.

ATENÇÃO VOLUNTÁRIO

Você que vai participar da ação do Dia Mundial da Limpeza vista-se de branco e não esqueça de levar sua garrafa, afinal, a ideia é conscientizar para reduzir a geração de lixo na orla.

SERVIÇO
O QUÊ? Dia D de Limpeza das Praias
ONDE? da Casa das Dunas à Praça dos Pescadores
QUANDO? Sábado, dia 15
HORÁRIO? das 8h às 10h
CONCENTRAÇÃO: às 7h30, na Casa das Dunas

PROGRAMAÇÃO:
7h30 – Concentração (Casa das Dunas - Avenida Litorânea)
- aquecimento com aula de zumba
- entrega de sacos, luvas, água e protetor solar
- Cidadão Limpeza Cidade Beleza informa aos participantes como será feita a ação

8h – Largada
- catação de plástico e outros materiais (cocos serão coletados pelo serviço de remoção mecânica)
- Cidadão Limpeza Cidade Beleza acompanha o percurso passando informes aos participantes
- equipe de conscientização fará ação educação com as pessoas que estiverem na praia

10h - Chegada (Praça dos Pescadores)
- pesagem e registro do material coletado
- demonstração do quantitativo do material coletado no Lixômetro
- informe do quantitativo do material coletado e os prejuízos ao meio ambiente
- atração cultural fará apresentação no palco

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem