agencia

Notícias

Quarta-feira, 28/11/2018 - 10h59

Prefeitura de São Luís realiza Semana de Combate ao Aedes aegypti, dia D será na sexta-feira (30)

Ação integra a política de combate ao mosquito realizada pela gestão do prefeito Edivaldo que tem reduzido o número de casos de dengue na capital; Dia D será na Cidade Olímpica

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Semana de Combate ao Aedes aegypti tem entre suas ações a intensificação das visitas domiciliaresA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), está realizando a Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti, com diversas atividades pela cidade visando à eliminação de focos do mosquito transmissor das arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A ação terá sua culminância com o Dia D na sexta-feira (dia 30), com ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado e Universidade Ceuma, na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Ribamar Bogéa, na Cidade Olímpica. A ação é mais uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que promove de forma constante e intensiva o combate ao inseto.

Prova de que as ações têm dado certo é a redução do número de casos da dengue na capital que, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, apontam que este ano foram registrados cerca de 500 casos da doença, de janeiro a outubro contra cerca de 960 no mesmo período do ano passado, o que significa uma redução em torno de 52%.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, lembra que o combate ao mosquito transmissor da dengue é constante na gestão do prefeito Edivaldo. "A gestão do prefeito Edivaldo tem realizado ações muito consistentes, e que apresentam resultados significativos, com a redução de casos de dengue, zika e chikungunya, em São Luís. Mas a eficiência desse trabalho depende da colaboração da população", afirma.

Mais de 300 agentes de endemias e educadores em saúde estão realizando, durante a semana, um trabalho educativo e de visitas domiciliares para levar orientação à população e fazer vistorias em locais com maior probabilidade de terem focos do Aedes aegypti.

Uma corrida com participação dos agentes de combate às endemias abre a programação do Dia D de combate ao mosquito na Cidade Olímpica, às 8h e se estenderá até às 12h no interior da U.E.B. José Ribamar Bogéa, com ações desenvolvidas em parceria pela Semus, Agência Executiva Metropolitana, Secretaria de Estado da Saúde e Universidade Ceuma. Serão oferecidas gratuitamente vacinação animal e humana e atendimento para medição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional e consulta em clínica médica.

Dentro das atividades que ocorrerão unidade da rede escolar estão previstas palestra com participação do Cidadão Limpeza, personagem símbolo da campanha de limpeza da Prefeitura de São Luís. Na palestra será abordada a necessidade de reforçar permanentemente a política de gestão dos resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo. Ainda como parte da programação, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana intensifica as ações de limpeza com mais um Bota Fora de porta a porta em todas ruas e em pontos onde seja identificado descarte irregular de resíduos sólidos na Cidade Olímpica.

SEMANA

Além das visitas domiciliares, os agentes estão dedicando, durante toda a semana, atenção especial aos pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos e cemitérios, onde os depósitos estão sendo vistoriados e os profissionais orientados sobre a maneira adequada de guardar os materiais utilizados nestes locais. O trabalho é complementado com a nebulização espacial, feita pelo carro fumacê. A Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti está fazendo também abordagens junto a feirantes dos bairros, e nos Terminal de Integração, para sensibilizar a população.

Outra ação é a criação da Brigada de Combate ao Aedes aegypti, constituída de três agentes de endemias que vão atuar nos prédios da Semus. O grupo inicia as atividades, na quinta-feira (29) e, de acordo com a superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo, vai reforçar o controle das arboviroses. "Todas as sextas-feiras essa brigada estará vistoriando prédios na área de abrangência da vigilância e setores agregados para eliminar mecanicamente os focos do mosquito", explica.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem