agencia

Notícias

Sexta-feira, 30/11/2018 - 14h16

Prefeitura realiza semana de atividades para comemorar o Dia Municipal do Patrimônio Histórico

Ação tem início domingo (2) na Feirinha São Luís e prossegue com programação até o dia 7 de dezembro com Passeio Serenata, exibição de filme, oficinas e tour pelo Centro Histórico; iniciativa celebra o título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco a São Luís no dia 6 de dezembro de 1997

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Rua Portugal, em São Luís, compõem o conjunto arquitetônico tombado pela UnescoO Dia do Patrimônio Municipal foi instituído em comemoração ao título de Patrimônio Mundial recebido por São Luís no dia 6 de dezembro de 1997, pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciências e a Cultura (Unesco). Desde dezembro de 2005, de acordo com a Lei nº 4563, a cidade comemora esta data como o Dia Municipal do Patrimônio Histórico. Para celebrar esta data, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior fará uma programação especial que complementa as demais ações implantadas pelo gestor e que têm promovido a valorização do Centro Histórico da capital. Passeio Serenata, exibição de filme, oficinas e tour pelo Centro Histórico compõem a programação.

A Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph) realiza, de 2 a 7 de dezembro, uma programação com atividades diversas, tais como oficinas, apresentações de filmes e roteiros culturais. Domingo (2), na Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, haverá divulgação do evento que ocorrerá durante a semana, informando e explicando a importância do dia 6 de dezembro.

Outra ação que também celebrará o título será realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), que vai oferecer uma edição especial do Passeio Serenata. O evento será no dia 5 de dezembro, às 19h, com saída da Praça Benedito Leite, e contará com personagens históricos contando detalhes sobre a cidade, além de muita música e um guia de turismo dando informações sobre São Luís.

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, enfatiza a importância de se comemorar o Dia do Patrimônio Municipal com ações de cidadania. "Nesse sentido, além das obras de reabilitação dos imóveis históricos de São Luís, ações de educação patrimonial são importantes para sensibilizar a comunidade acerca da riqueza que é o nosso conjunto histórico tombado e reconhecido pela Unesco. Teremos uma semana de ações específicas de sensibilização da comunidade por meio de um projeto realizado pela Fumph. Esse projeto de educação patrimonial é chamado de Caminhos da Memória. Além disso, atividades específicas que envolvem a ressignificação do nosso patrimônio serão realizadas com a comunidade moradora do Centro Histórico", disse.

O público que frequenta a Casa do Bairro localizada na rua da Palma, no Centro Histórico, contará com uma interessante grade de ações a partir de segunda-feira (3). Às 10h, crianças de 3 a 6 anos terão a oportunidade de assistir ao filme "Upaon-açu, Saint-Louis, São Luís" do escritor e cineasta Joaquim Haickel. Nesse mesmo horário, um grupo de frequentadores participa de uma oficina de dobradura com a arquiteta Claudia Sopas. No período da tarde, às 14h, começam as lições de dobradura para a garotada de 7 a 11 anos.

Na terça-feira (4), às 10h20, começam as apresentações do projeto Caminhos da Memória, que vai estrear o Roteiro Museus para alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Itaqui-Bacanga. Às 14h tem sessão de cinema na Casa do Bairro para público de 10 a 15 anos. Às 15h20, é a vez dos estudantes do Iema do Centro viver o momento Caminhos da Memória. Grupos de alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), localizado no Centro Histórico, têm dois agendamentos com o Caminhos da Memória, um às 9h e outro, às 15h30, na quarta-feira (5).

A programação também contempla o público formado por idosos da Casa do Bairro. A artista plástica Babula vai estar com eles em uma criativa oficina de azulejos em dois tempos: às 9h e às 15h, na quinta-feira (6). Alunos da Escola Modelo Benedito Leite também têm dois turnos de programação, só que com o Caminhos da Memória em sua versão Roteiro Histórico Cultural. Os passeios serão feitos às 9h e às 15h.

Toda a programação conta com a participação de técnicos, profissionais arquitetos e historiadores da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, na elaboração e execução das atividades. Para a realização desta semana, além da Fumph, diversos outros órgãos estão envolvidos na organização: Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio da Casa do Bairro, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jornal O Imparcial e Sindicato das Indústrias e Construção Civil do Maranhão (Sinduscon).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem