agencia

Notícias

Quinta-feira, 29/11/2018 - 15h06

Prefeito Edivaldo insere novos ônibus e eleva para 76% frota urbana renovada e para 32%a climatizada

Nesta quinta-feira (29) foram inseridos 10 novos veículos com acessibilidade e ar-condicionado ao Sistema de Transporte Urbano da Capital; ação é parte da reformulação promovida na gestão Edivaldo na área e que tem possibilitado a melhoria da qualidade de vida da população que usa o serviço

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Com inserção de novos ônibus Edivaldo alcança renovação de 76% da frota circulante de São LuísCom cem por cento da nova frota de ônibus adaptada para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e tendo o maior número de veículos com ar-condicionado, em uma comparação proporcional com outras capitais do Norte e Nordeste, São Luís ganhou um novo impulso no setor do transporte urbano com a inserção de mais 10 ônibus com ar-condicionado. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior acompanhou a inclusão dos novos veículos na manhã dessa quinta-feira (29), na Praça Maria Aragão. Os ônibus vão atender às linhas dos bairros Santa Rosa, Turu e Calhau. Com a chegada dos novos ônibus, a capital maranhense tem, hoje, uma renovação de 76% da frota circulante. Deste total, 272 veículos são climatizados, o que significa que mais de 32% dos novos veículos inseridos no sistema são refrigerados. Somente neste segundo semestre do ano foram incluídos 42 veículos novos no sistema.

O prefeito Edivaldo destacou os avanços conquistados no setor do transporte na capital e apontou a modernização e a renovação da frota de ônibus como um compromisso de gestão firmado com a população e que vem sendo executado com planejamento e seriedade, visando à melhoria do sistema e ao bem-estar dos usuários.

"Gosto sempre de lembrar como encontramos o setor antes para analisarmos os avanços conquistados por nossa gestão na área. A licitação do transporte foi um marco fundamental para que promovêssemos todas as intervenções que executamos no transporte urbano da nossa cidade. Ao longo de quase seis anos de gestão, afirmamos, com total segurança, que o setor vive uma nova realidade, com ônibus novos circulando com ar-condicionado e outras relevantes ferramentas de controle operacional que fazem do nosso sistema de transporte um dos melhores e mais modernos do Norte e Nordeste", disse o gestor. "Assim, honramos o compromisso assumido com a população no sentido de proporcionarmos aos cidadãos um sistema público de transporte de melhor qualidade", completou o prefeito Edivaldo, que no ato esteve acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito Julio Pinheiro, do secretário municipal de Trânsito e Transporte, Canindé Barros, entre outras autoridades.

O vice-prefeito Julio Pinheiro reforçou a função social das ações implementadas para a melhoria do transporte urbano na capital. "São iniciativas que fazem parte de um grande esforço de gestão para modernizar o setor e que já mudou para muito melhor a vida de quem utiliza diariamente o transporte urbano na cidade", observou Julio Pinheiro.

MELHORIAS

Segundo Canindé Barros, São Luís tem, hoje, uma frota com 635 novos ônibus incorporados ao sistema. O secretário pontuou ainda que a melhoria no setor também conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes da implementação do projeto de melhoria e modernização do transporte urbano, o sistema chegou a ter veículos com até 20 anos circulando pela cidade.

"Por determinação do prefeito, seguimos com nosso projeto de reestruturação do sistema de transporte urbano, o mais amplo já executado na capital. Os 10 ônibus inseridos hoje ao sistema são os últimos de um lote de 30 veículos da Viação Primor, que vão garantir mais qualidade a população que utiliza as rotas atendidas por esses veículos. Os avanços são significativos, não apenas com a substituição dos veículos mais antigos e disponibilizando à população ônibus mais modernos, climatizados e seguros, como também a implementação de diversas outras ações e intervenções para proporcionarmos ao usuário um transporte com muito mais qualidade e segurança em seus trajetos", afirmou Canindé Barros.

A renovação da frota de ônibus da capital é parte do programa de reestruturação do Sistema de Transporte Público de São Luís, que contempla ainda Central de Controle Operacional do Trânsito (CCO), que possibilita o acompanhamento direto e em tempo real de todo o sistema de trânsito e transporte da cidade, além de outras medidas como a adoção do sistema de fiscalização por biometria facial, evitando assim as fraudes que prejudicavam o sistema; a bilhetagem eletrônica com recarga embarcada; o bilhete único; o cartão criança e instalação de GPS em 100% da frota.

Todas essas ações juntas confluem para proporcionar maior qualidade de vida à população e, também, aos trabalhadores do sistema de transporte. Motorista de ônibus há mais de 20 anos, José Ribamar Carvalho relata que as melhorias foram cruciais para garantir um ambiente melhor de trabalho para a categoria. "O sistema melhorou em todos os aspectos. Eu, que vivo nesse ofício há mais de duas décadas, senti bem a transformação do setor", disse ele.

Acostumado a pegar ônibus nos horários mais complicados do dia, para se deslocar aos locais onde vende lanches, no Centro da cidade, o vendedor ambulante Veilson Santos Araújo revela que sente nitidamente em seu cotidiano os benefícios proporcionados à sua vida, após a reestruturação do transporte urbano. "Sem dúvida alguma temos hoje muito mais conforto nos ônibus. Além de novos, o veículos têm ar-condicionado, o que é fundamental em nossa cidade, onde o calor é extremamente intenso", disse o ambulante.

Também acompanharam o ato de inserção dos novos ônibus ao sistema os secretários municipais Ivaldo Rodrigues (Articulações Parlamentares), Mádison Leonardo Andrade (Urbanismo e Habitação) e Nonato Chocolate (Agricultura, Pesca e Abastecimento), além dos vereadores Osmar Filho, Pavão Filho, Fátima Araújo, Pedro Lucas Fernandes, Marcelo Poeta, entre outras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem