agencia

Notícias

Sábado, 01/12/2018 - 16h15

Prefeitura treina servidores da Semed no Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Ação vai alcançar as demais secretarias; na Semed, treinamento integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo com a finalidade de reestruturar a educação municipal

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura treina servidores da Semed no Sistema de Gerenciamento Eletrônico de DocumentosO treinamento dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos do "Programa e-Doc", foi concluído esta semana. Mais de 20 funcionários administrativos da Semed, lotados no prédio sede, no São Francisco, participaram do treinamento. A implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos é uma ação da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia (Semit) e vai alcançar as demais secretarias. Na Semed, a ação integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O professor Moacir Feitosa, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica que a implantação desse sistema está inserida no pilar de 'Modernização da Gestão' do Programa Educar Mais. Segundo ele, o gerenciamento eletrônico do e-Doc traz mais agilidade e segurança na tramitação dos documentos. "O treinamento incluiu a participação de servidores do gabinete, protocolo, recursos humanos e das superintendências de Administração e Orçamento e Finanças. Além da segurança, o sistema também trará uma grande economia de papel", assinala o gestor da Semed.

A Secretaria municipal de Informação e Tecnologia (Semit) da Prefeitura de São Luís está à frente da implantação do Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos, que vai treinar não só servidores da Semed, mas de todas as 32 secretarias da Prefeitura. Todo este trabalho está sendo feito em parceria com a empresa de tecnologia Linkcon, cujos técnicos de suporte do Programa e-Doc foram distribuídos em cada uma das secretarias para realizar o treinamento.

A técnica de suporte da Linkcon, Karol Costa, falou aos servidores da Semed sobre a importância do Sistema, que já está operando em fase de teste, e mostrou o passo a passo de como trabalhar com o e-Doc. Ela diz que o sistema virtual não é complexo, mas de fácil manuseio e com um layout similar ao modelo físico de gerenciamento de documentos que já era utilizado nas secretarias. "Mas a tecnologia nos acrescenta algumas funcionalidades a mais, como a utilização das assinaturas digitais", esclarece Karol.

Ela informa também que o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos é dedutivo, pois traz todas as informações necessárias orientando para a inclusão de assinaturas, se necessário, ou para anexar documentos. "Após aberto, o sistema vai perguntando para o servidor o que ele deseja fazer. É muito simples, dedutivo, não tem erro", diz Karol Costa, assegurando a otimização do trabalho, com segurança, agilidade e muita economia de papel.

A partir de 2019, o Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos já estará funcionando oficialmente. Para tirar dúvidas e orientar os servidores de cada uma das secretarias da Prefeitura de São Luís, haverá, ainda, um treinamento aberto entre os dias 10 e 14 de dezembro. Vários técnicos de suporte da Linkcon estarão na Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), no Renascença, para treinar servidores e tirar dúvidas.

O analista técnico da Semed, Paulo Almeida, da Coordenação de Acompanhamento e Controle de Licitações (CACL), participou do treinamento. "O sistema virtual de gerenciamento do e-Doc veio para facilitar o nosso trabalho. É de fácil manuseio, mais seguro e com mais funcionalidades", destacou Paulo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem