agencia

Notícias

Segunda-feira, 03/12/2018 - 15h04

Prefeitura intensifica limpeza do sistema de drenagem em ação preventiva ao período de chuva

Ações são realizadas durante todo o ano pela gestão do prefeito Edivaldo que neste período reforça os serviços de desobstrução de galerias e bueiros com o objetivo de evitar pontos de acúmulo de água em vias da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura trabalha na desobstrução de galeria localizada na Avenida Brasil, DivinéiaA Prefeitura de São Luís está intensificando em diversos pontos da cidade as ações de desobstrução do sistema de drenagem, para facilitar o escoamento da água e evitar acúmulos pontuais no período chuvoso. A iniciativa reforça o trabalho que é executado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante o ano todo por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), visando prevenir inundações dos trechos mais suscetíveis da capital. Nesta segunda-feira (3), as equipes executaram o trabalho de desobstrução de galerias em trechos da Avenida Brasil, na Divineia; e nas ruas Macaúbas e Ipês, no Renascença.

Nos locais, o serviço de limpeza das galerias é feito tanto de forma manual como mecanizada, utilizando caminhão hidrojato ou auxílio de retroescavadeira e caçamba. O objetivo do trabalho é retirar resíduos que se acumulam nesses locais em razão do descarte irregular de lixo nas vias públicas, dificultando o escoamento normal das águas das chuvas. O serviço de desobstrução é centrado principalmente na limpeza das caixas coletoras para permitir melhor fluidez à vazão da água.

A técnica de limpeza por meio do hidrojateamento consiste na sucção dos resíduos que vão se acumulando nas galerias e bueiros. Os caminhões são equipados com reservatório de água e um sistema de hidrojateamento de alta pressão para realização do processo de limpeza.

Nas ruas Macaúbas e Ipês, no Renascença, além de realizar o trabalho manual para retirada de dejetos e desobstrução das caneletas da via, os agentes também fizeram a capina da área para retirada de matos dos meios-fios e, assim, melhorar a vazão da água pluvial.

Prefeitura também realizou ações de limpeza no Renascença

O titular da Semosp destaca a importância desse trabalho para o bom funcionamento do sistema de drenagem da cidade e conclama a colaboração da população no sentido de evitar o descarte irregular de lixo nesses locais. "Os serviços que realizamos periodicamente, por orientação do prefeito Edivaldo, melhoram o sistema de drenagem da cidade e minimizam os impactos nos pontos de acúmulo de água na estação chuvosa, entretanto, precisamos também da colaboração da população na manutenção dos espaços públicos, evitando o descarte irregular de resíduos, pois são esses que acabam caindo na rede e obstruindo o sistema", alertou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

AÇÕES

Para enfrentar o período chuvoso, a Semosp trabalha de forma contínua priorizando os pontos considerados mais críticos, como áreas do Coroado, túneis da Cohab e Cohama e galerias dispostas ao longo das avenidas de grande fluxo da capital. Além desses locais, a Prefeitura já executou o trabalho de limpeza manual e mecanizada nos canais dos bairros Macaúba e Areinha; na região do Centro; na Cidade Operária, em canal que fica entre as Unidades 201 e 203 e em ponto da Unidade 205; além da execução de limpeza de galerias na Avenida Guajajaras, no São Cristóvão; no São Bernardo; na Rua Emílio de Menezes, na Liberdade; no entorno do Mercado Central, entre outros locais.

O comerciante José Ramos, que tem seu estabelecimento na Avenida Brasil, na Divineia, enaltece o trabalho executado de desobstrução realizado na galeria ao longo da via. "Os serviços que a Prefeitura está realizando são providenciais para amenizar os alagamentos que ocorrem nas áreas mais baixas do bairro. Com certeza vai nos garantir mais tranquilidade", relatou.

Antonio Marcos enalteceu o trabalho de limpeza realizado pela gestão municipal

O comerciário Antônio Marcos, que também trabalha em loja na Divineia, tem pensamento similar. "Os alagamentos são uma preocupação constante. A desobstrução do sistema de drenagem vai dar maior fluidez à água, evitando que ela fique empoçada nos meios fios e entrem em nossas casas e estabelecimentos", pontuou ele.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem