agencia

Notícias

Quinta-feira, 06/12/2018 - 16h57

Prefeitura apresenta projeto de saneamento cadastral de São Luís para representantes de Palmas (TO)

Ação exitosa foi implantada na gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de aperfeiçoar a tributação incidente sobre os imóveis e as atividades econômicas do município

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apresenta projeto de saneamento cadastral de São Luís para representantes de Palmas (TO)A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), recebeu, nesta quarta-feira (5), representantes da Prefeitura de Palmas (TO), ocasião na qual apresentou o projeto de saneamento do cadastro da capital maranhense, responsável por modernizar o fisco municipal. O saneamento do cadastro imobiliário é uma das ações que integra o programa de modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). Os trabalhos tiveram início na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tendo como objetivo aperfeiçoar a tributação incidente sobre os imóveis e as atividades econômicas do município.

Os representantes da Prefeitura de Palmas realizaram uma visita técnica às áreas que passaram pelo saneamento cadastral, conheceram o passo a passo do projeto iniciado em 2015, desde o seu planejamento, até os primeiros resultados. Além disto, tiveram acesso a todas as etapas do processo de saneamento do cadastro imobiliário de São Luís.

Para o secretário Municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, é muito gratificante ver o quanto São Luís tem se destacado em âmbito nacional neste sentido. "O saneamento do cadastro foi um importante trabalho realizado pela gestão do prefeito Edivaldo. A semente foi plantada há alguns anos, e hoje já colhemos os frutos desse trabalho e o reconhecimento de outros entes públicos", afirmou o titular da Semfaz.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Tributária, Monique Bragança, é motivo de orgulho que esta gestão tributária sirva como exemplo para outros municípios. "Recebemos servidores da Prefeitura de Palmas para apresentação e demonstração de resultados obtidos com a ação de saneamento do cadastro imobiliário, iniciada em 2015, que é um dos pilares do projeto de modernização da administração tributária, em execução na Semfaz", destacou a adjunta.

"O trabalho realizado em São Luís, foi um grande feito. Nós que trabalhamos a informatização da gestão tributária estamos aqui com o objetivo de reproduzir em Palmas a exitosa experiência alcançada por São Luís. Sabemos das dificuldades para realizar o saneamento do cadastro imobiliário de todo um município e estamos em busca de conhecer a experiência de outras cidades, para então, reproduzi-la", assegurou o presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação do Município (AGTEC), Fred Fonseca Ferreira.

SANEAMENTO 

Durante o saneamento do cadastro imobiliário, a Prefeitura sanou as inconsistências de dados no sistema, que repercutiam diretamente na arrecadação de tributos imobiliários como o IPTU. Atualmente, a municipalidade conta com uma base de dados de atualização e integralizada.

Participaram ainda da reunião os representantes da Techgeo, Dario Alves da Silva Júnior e José Carlos Heofacker; gerente de Tecnologia da AGTEC, Marcos Antônio Nascimento de Bortoli; diretor geral de Tecnologia da Informação da AGTEC, Afrânio Vilar Freire de Carvalho; e representantes das empresas Senografia e Nicon que somaram no processo de saneamento do cadastro da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem