agencia

Notícias

Sábado, 15/12/2018 - 09h00

Prefeitura finaliza preparativos para espetáculo de ballet do programa Dançando e Educando

A apresentação ocorrerá nos dias 18 e 19 no Teatro Arthur Azevedo e ainda no dia 22, na Praça Pedro II; programa, idealizado e coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, é uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo que oportuniza estudantes da rede municipal o aprendizado do ballet

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Sob o olhar atento da bailarina Débora Buhatem as alunas repassam as coreografias para a apresentação Nos preparativos finais, as alunas do programa Dançando e Educando reforçam os ensaios do espetáculo 'Planeta Azul'. A apresentação vai mostrar em dança e música a importância de preservar a vida marinha e cuidar do meio ambiente em que vivemos. O programa, idealizado e coordenado pela primeira-dama Camila Holanda, é desenvolvido pela Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e oportuniza a alunos da rede pública municipal o aprendizado da arte do ballet. O espetáculo será apresentado a pais, alunos e servidores municipais na terça (18), às 18h; e quarta-feira (19), às 15h, no Teatro Arthur Azevedo.

O espetáculo será apresentado ainda dia 22 na Praça Pedro II, abrilhantando a programação do Natal de Todos promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de São Luís. A apresentação na praça está marcada para às 19h.

Para que tudo saia perfeito, nesta semana, as alunas repassaram a coreografia dos cavalos-marinhos e tiveram uma visão geral do espetáculo que encerra o ano letivo do programa. A cada passo, mais firmeza e segurança para o grande dia. No cenário, diversas projeções com referência ao fundo do mar. No palco, 150 crianças entre quatro anos e 15 anos, interpretando elementos marinhos. Haverá duas apresentações solo. O espetáculo 'Planeta Azul' marca os dois anos de funcionamento do programa Dançando e Educando e terá uma hora de duração.

A primeira-dama Camila Holanda avalia a experiência que as alunas do Dançando e Educando terão ao apresentar-se no maior teatro da capital. "Sem dúvidas, a realização de mais um sonho. Queremos que elas se preparem para esse momento único e que será, certamente, de muita emoção. Que elas possam guardar para sempre a lembrança desse momento especial. O programa Dançando e Educando é uma das mais sensíveis iniciativas da gestão do prefeito Edivaldo e uma grande satisfação presenciar essas crianças alcançando mais uma etapa neste aprendizado".

Prova de figurino e adereços, logística do espetáculo e reforço na coreografia são parte desta etapa decisiva do planejamento para o espetáculo. A bailarina e coordenadora do programa, Débora Buhatem enfatiza que está reunindo todos os esforços para que as alunas estejam bem ensaiadas para a apresentação. "Estamos na última etapa dos ensaios, organizando a turma para a próxima semana e com foco bem direcionado nos ensaios das coreografias. Estaremos em um espaço diferente para elas, de uma grande estrutura, mas preparadas para este momento único e marcante para elas", disse.

Se apresentando pela segunda vez em espetáculos do programa, a estudante Gabrielle Marinho Pereira, 10 anos, está ansiosa pelo grande dia. A jovem treina os passos em casa para reforçar as aulas e está confiante. "Fiquei muito feliz em fazer parte desta apresentação e estou me esforçando ainda mais. Estar no Teatro Artur Azevedo é um sonho. Sei que vou ficar muito emocionada", ressaltou.

Gabriela Pereira é uma das alunas que subirão ao palco do Teatro Arthur Azevedo

Nervosismo e expectativa movem a estudante Cauanny Cristina de Oliveira, 10 anos, para cada vez mais se concentrar e ensaiar. A menina diz não ver a hora da apresentação, mesmo com todo o receio. Pela primeira vez em um grande palco, ela sabe que será mais que especial. "Eu fico imaginando meus pais, meus amigos me assistindo e torcendo por mim. Eu conheço o teatro, acho um lugar lindo e estou muito feliz em saber que logo estarei lá, mostrando o que aprendi", enfatizou.

Na lista de personagens estão arraias, golfinhos, moreias, cavalos marinhos, peixe palhaço, corais, estrelas do mar, correntes marítimas, lulas, pérolas, tartaruga, águas vivas. Dois atores profissionais convidados interpretam a sereia e o mergulhador. Estão definidas as 14 coreografias, figurinos, trilhas sonoras e o intérprete de cada personagem.

O Dançando e Educando é executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e conta com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança Alimentar (Semsa).

PRIMEIRA APRESENTAÇÃO

'Para Ler e Dançar' foi o primeiro espetáculo do programa, apresentado em dezembro do ano passado. A peça mostrou a mistura da dança com a literatura e deu vida a histórias infantis clássicas como 'Chapeuzinho Vermelho', 'Branca de Neve', 'Mágico de Oz', 'Sítio do Pica-pau Amarelo' e 'O Corcunda de Notre Dame'. O espetáculo mostrou ainda obras do maranhense Josué Montello e personagens como Sherazade, uma lendária rainha persa e narradora dos contos de 'As Mil e Uma Noites'.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem