agencia

Notícias

Quarta-feira, 12/12/2018 - 16h38

Prefeitura de São Luís promove ação de conscientização no trânsito na região do João Paulo

Campanha é feita de forma permanente pela gestão do prefeito Edivaldo e visa contribuir para um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Avenida São Marçal recebeu a Turma do Joca para ação de educação para o trânsito nesta quarta-feira (12)Promover um trânsito com fluidez, dinâmico e acima de tudo seguro é o objetivo das ações de educação para o trânsito promovidas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior nas principais avenidas da capital. Com as ações, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), visa chamar a atenção de motoristas e pedestres para a necessidade de ações que tornem o trânsito mais agradável para todos.

Nesta quarta-feira (12), a SMTT, por meio da coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coetran) realizou atividades nas faixas de pedestres de maior demanda da Avenida São Marçal, no bairro João Paulo, para levar segurança e conscientização aos usuários deste importante corredor viário que liga diversos bairros ao centro da cidade.

A campanha é permanente e promovida em avenidas onde faixas de pedestres recebem retificações. São cerca de 450 faixas que estão no cronograma de revitalização da Prefeitura e receberam melhoria com nova pintura. As equipes de educação para o trânsito atuam primeiramente nos grandes corredores de transportes e também nas faixas situadas nas proximidades das escolas da rede pública e também particulares.

De acordo com o superintendente de trânsito da SMTT, Rodrigo Fonseca, a ação reflete na segurança do trânsito. "Existem várias instituições de ensino instaladas na Avenida São Marçal, é muito importante desenvolver esforços para conscientizar, principalmente os estudantes, sobre a utilização da faixa de segurança de pedestre. Vamos realizar ações como essa em vários pontos estratégicos da cidade" acrescentou Rodrigo.

Acompanhados pelos mascotes da Turma do Joca, a equipe da Prefeitura sensibilizou pedestres e também condutores de veículos. A Turma do Joca, formada pelo Joca, Juca e Gigi, animou a atividade distribuindo o material informativo e repassando orientações ao público sobre o respeito à faixa de pedestre e a devida utilização da faixa, que é de travessia.

Na Avenida São Marçal, a ação ocorreu na faixa de pedestre em frente ao Colégio São Vicente de Paulo. Na ocasião, agentes trânsito orientaram condutores sobre o respeito à sinalização e fizeram distribuição de panfletos educativos. A ação teve ainda a parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária do Maranhão (BPRv) que fez uma exposição de equipamentos de fiscalização de trânsito e demonstrou à população a utilização do etilômetro (bafômetro).

O programa de educação para o trânsito já percorreu importantes corredores viários da cidade, e exemplo das avenidas Daniel de La Touche e Jerônimo de Albuquerque. Nestes locais a atividade também contou com a participação dos agentes de trânsito e os mascotes da Turma do Joca. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem