agencia

Notícias

Quinta-feira, 13/12/2018 - 15h11

Gestão do prefeito Edivaldo apresenta painel e celebra conquistas no campo da Assistência Social

Ampliação do número de equipamentos sociais e maior qualificação na oferta dos serviços e do atendimento à população são alguns dos destaques da política da assistência implantas ao longo dos seis anos da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Painel da Semcas destacou as conquistas no campo social alcançadas pela gestão do prefeito EdivaldoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou, nesta quinta-feira (13), o painel "A Política de Assistência Social no município de São Luís: construindo um novo caminho", que apresentou os muitos avanços da Política de Assistência Social no município nos seis anos da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O evento aconteceu no Espaço Orienta no Renascença e também foi marcado pela comemoração dos 25 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e pelas homenagens às pessoas e instituições que contribuíram para o fortalecimento da política.

O painel elencou entre as principais ações de destaque da gestão do prefeito Edivaldo conquistas importantes como a ampliação do número de equipamentos sociais e maior qualificação na oferta dos serviços e do atendimento. Entre os avanços, destacam-se a ampliação da rede de unidades com 13 próprias; entrega de dois Centros Especializados para pessoa com deficiência – Centros-Dia adulto e infantil; revitalização do Circo Escola; instalação da Central de Atendimento e posterior descentralização do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para os 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras); aumento de sete para 10 Conselhos Tutelares; mesa de negociação entre os gestores e os trabalhadores visando a criação de planos de carreira, cargos e salários; investimento na capacitação dos servidores; modernização de todas as unidades da secretaria com a aquisição de 250 equipamentos de informática e realização de concurso público.

A Prefeitura também ampliou o número de vagas no acolhimento de 90 para 370 e aumentou de forma expressiva os atendimentos e acompanhamentos de famílias do Serviço Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) que em 2014 atendeu quase 40 mil famílias e em 2017 este número subiu para cerca de 58 mil; já entre as famílias acompanhadas, em 2014 eram aproximadamente 2.700 e hoje são cerca 8 mil.

TRABALHO

O vice-prefeito Julio Pinheiro, que participou do painel destacou o trabalho realizado pela Assistência Social e os impactos positivos na vida de milhares de ludovicenses na gestão do prefeito Edivaldo. "É importante registrar a trajetória de avanços da assistência em São Luís e em todo país. São serviços essenciais para a nossa população, que impactam positivamente e fazem grande diferença, principalmente nas áreas mais carentes", afirmou o vice-prefeito.

Já a secretária da Semcas, Andréia Lauande, ressaltou as ações da gestão do prefeito Edivaldo na promoção das políticas de assistência em São Luís. "Nos últimos seis anos, consolidamos um trabalho que é fruto de lutas e sonhos de pessoas que acreditaram na Assistência Social como uma política pública, desde a instituição da Lei Orgânica, que completou 25 anos. Os avanços apresentados aqui, demonstram o compromisso e o respeito do prefeito Edivaldo, que investe na construção de uma sociedade melhor e mais justa para a população, com a redução das desigualdades sociais e a garantia dos direitos e proteção das famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência da nossa capital".

A ex-secretária da Semcas e atual Gerente de Comunicação da Emap, Deborah Baesse, chamou atenção para os avanços e o compromisso da gestão na prestação de contas com a sociedade."Foi uma manhã muito emocionante e histórica. Eu gostaria de louvar a iniciativa da Prefeitura e da Semcas, nessa prática da prestação de contas, que infelizmente não é muito comum na maioria dos gestores públicos. A Semcas mais uma vez inova, trazendo para população, as equipes de trabalho, os parceiros, com total transparência, os avanços e também as fragilidade", disse.

LEI ORGÂNICA

O evento também comemorou os 25 anos da Lei Orgânica da Assistência Social, completados no último dia 7 de dezembro. A concepção sobre a Política de Assistência Social como política pública aconteceu em 1993 com a edição da lei 8.742/1993, que foi criada como forma de regulamentar o que dispõem os artigos 203 e 204 da Constituição Federal de 1988.

O painel também rendeu homenagens a pessoas e instituições que ao longo dos 25 anos de LOAS e seis anos da gestão do prefeito Edivaldo contribuíram para o fortalecimento da política. Entre os homenageados estavam ex-secretários, vereadores, deputados, juízes, empresários, instituições como o Uniceff, Vale, Emap, Cemar, Alumar, Acimavil, Universidades, instituições parcerias, entre outras.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem