agencia

Notícias

Sábado, 15/12/2018 - 12h26

Gestão do prefeito Edivaldo entrega duas escolas requalificadas e climatizadas no Itaqui-Bacanga

Mais de 150 escolas requalificadas e cerca de 800 salas de aula climatizadas já foram entregues pelo prefeito Edivaldo à população ludovicense como parte da politica de melhoria da rede de educação de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo entrega duas escolas requalificadas e climatizadas no Itaqui-Bacanga

A Prefeitura de São Luís entregou neste sábado (15) as obras de requalificação da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Orquídea Santos e da Unidade Integrada (U.I) Vila Embratel, ambas localizadas na Vila Embratel, região Itaqui-Bacanga. A reforma das escolas é mais uma ação do Programa 'Educar Mais', lançado no ano passado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que já entregou à população ludovicense mais de 150 escolas requalificadas e cerca de 800 salas de aula climatizadas. As duas escolas foram entregues totalmente climatizadas.

Com o trabalho de requalificação, foram reformados todo o sistema elétrico e hidráulico e a cobertura com troca de telhas e substituição do madeiramento e do forro. Também foram reformados o piso, o revestimento da cozinha e banheiros e realizada a troca de portas, janelas e grades, além de pintura externa e interna. Na parte elétrica foi feita a troca de todo o cabeamento, lâmpadas, ventiladores, interruptores, tomadas e feita a instalação de ar-condicionados em todas as salas de aula, diretoria e sala de professores.

Durante a entrega das escolas, o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, representando o prefeito Edivaldo, enfatizou o comprometimento do gestor municipal com a qualificação do ensino da rede pública. "O prefeito Edivaldo tem mantido seu compromisso com a população de São Luís e a entrega de mais essas duas escolas é resultado desse trabalho. A mudança na estrutura das unidades oferece melhores condições de aprendizado aos alunos e de trabalho aos professores", disse o titular da Semed.

As escolas estão localizadas na Travessa da Rua 09, no bairro Vila Embratel. Elas passam a contar com ambientes mais adequados ao aprendizado, com salas de aula mais iluminadas, banheiros adaptados e toda uma estrutura física mais favorável ao desenvolvimento integral da criança e do adolescente. A U.E.B. Orquídea Santos possui quatro salas de aula, cozinha e banheiros masculino e feminino. A unidade atende cerca de 150 crianças nos turnos matutino e vespertino.

A infraestrutura da U.I Vila Embratel conta com dez salas de aula, sendo duas destas destinadas para educação especial. A unidade conta ainda com biblioteca, sala de informática, sala administrativa, banheiros masculinos e femininos, refeitório e pátio. A escola atende aproximadamente 700 estudantes nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Os estudantes aprovam os resultados dos investimentos. "Minha escola está muito bonita", contou Samara Dutra, de 6 anos, aluna da U.E.B. Orquídea Santos. "Com certeza vai ser melhor para estudar. A nossa escola estava deteriorada e feia, mas hoje vemos uma nova realidade", disse Mariana Pereira, do 6º ano, da U.I Vila Embratel. "Estamos muito felizes com a reforma da nossa escola. É muito melhor estudar em um lugar assim", acrescentou Hellen de Jesus, 11 anos, aluna do 6º ano.

Além de garantir às crianças do município o direito constitucional de estudar em ambientes escolares mais dignos, apropriados e acolhedores, a reforma favorece o trabalho dos professores. "Os professores cobravam melhores condições da escola. Com certeza essa reforma beneficia não só os alunos, mas também todos os profissionais que aqui atuam e se dedicam para que o ensino seja cada vez melhor", disse a gestora da U.I Vila Embratel, Maria das Dores Pereira.

Também acompanharam a entrega das escolas os secretários municipais Nonato Chocolate (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Marlon Botão (Cultura); e representando o Governo do Estado, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso.

PROGRAMA EDUCAR MAIS

As iniciativas adotadas para melhoria da educação no município integram o conjunto de ações da macropolítica de Educação da Prefeitura de São Luís. As reformas das escolas fazem parte do programa "Educar Mais", ação executada pela Prefeitura de São Luís para garantir mais qualidade ao ensino e melhores condições de trabalho aos educadores, tendo também como foco principal a aprendizagem, o monitoramento,a formação continuada de docentes, a melhoria da gestão e da infraestrutura das unidades escolares, entre outros aspectos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem