agencia

Notícias

Segunda-feira, 17/12/2018 - 15h37

Ensaio da cantata "Mil Vozes de Natal" dá mostra do belo espetáculo organizado pela Prefeitura

O espetáculo, que integra a programação natalina, reúne estudantes da rede municipal de ensino

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O espetáculo, em sua primeira montagem, acontece na sexta-feira (21), às 18h, na Praça do Pantheon

Mil vozes e um único sentimento: o de levar uma mensagem de amor, fraternidade e paz por meio do canto. Foi nesse clima já festivo de natal que aconteceu, nesta segunda-feira (17), o ensaio geral dos estudantes da rede municipal de ensino da capital, que participarão da cantada "Mil Vozes de Natal". A apresentação, aberta ao público, integra a programação natalina realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação e de Cultura, visando estimular as mais diversas formas de arte preconizadas pela política educacional implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Entusiasmados com a proximidade da apresentação, as crianças marcaram presença desde as sete horas da manhã, na quadra esportiva da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Maria Alice Coutinho, no Turu, para acertarem a voz e aperfeiçoarem as performances que prometem emocionar o público no grande espetáculo natalino. O evento conta também com o apoio da Biblioteca Pública Benedito Leite.

Um dos momentos que também promete encantar o público será a participação especial do coral de crianças surdas, composto por alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. "Os pequeninos se incorporarão à cantata Mil Vozes, reforçando a proposta de educação inclusiva desenvolvida na gestão do prefeito Edivaldo", observou o secretário municipal de Educação Moacir Feitosa.

Com o mesmo entusiasmo que garantem para o grande dia da apresentação, as mil crianças se empenharam para fazer bonito no ensaio final e mostrar o quão emocionante será para quem prestigiar o espetáculo no próximo dia 21, sob o comando da regente Adriana de Aguiar Garcez, que também é professora do 2º ano na rede municipal de ensino.

A apresentação será marcada por momentos de puro encantamento e lirismo. E um desses momentos contará com a participação da pequena solista da Escola Municipal de Música, Emily Gabriele, 11 anos. A menina comandará o coral com sua bela voz entoando os cantos Noite Feliz e Hellelujah, cujas notas melodiosas fizeram da canção uma das mais belas músicas de todos os tempos.

Entre as canções que compõem o repertório da cantata "Mil Vozes de Natal" estão também as músicas Natal das Crianças, O Bom Velhinho, Bate o Sino Pequenino, Alecrim Dourado, Festa na Estribaria; Brilha, Brilha Estrelinha, Se essa Rua Fosse Minha e Vem Chegando o Natal. As performances das canções serão coreografadas e intercaladas por pequenos textos com mensagem de fé e esperança, estimulando o verdadeiro espírito natalino da festa.

Segundo a assessora de Projetos Especiais da Semed, Adryanah Carvalho, já está tudo pronto para a grande apresentação da primeira "Cantata Mil Vozes de Natal". O trabalho com os alunos, conforme a assessora, teve início em agosto, quando foi dado início ao aprendizado das canções que compõem o repertório da cantata. "As crianças estão muito empenhadas em fazer uma linda apresentação. Elas foram bastante disciplinadas e apresentaram muita desenvoltura em todos os ensaios. E eu não tenho dúvidas que a cantata vai fazer história e será um momento marcante para todos nós", disse Adryanah.

Participam do projeto "Mil Vozes de Natal", estudantes do 4º, 5º e 6º anos do ensino fundamental das unidades de Educação Básica Esperança do Amanhã, Rubem Teixeira Goulart, Maria Alice Coutinho, e os anexos José Sarney e Luiz Pinho. A organização do evento contou com a parceria de escolas envolvidas no projeto, professores, gestores e coordenadores pedagógicos dessas unidades.

Os estudantes João Felipe, 11 anos, e Lara da Silva, 10 anos, estão entre os alunos da rede municipal de ensino que integram o coral da cantada "Mil Vozes de Natal". Ambos estão animados e ansiosos para participar do espetáculo. "Eu sempre quis integrar um coral porque amo cantar. E quando soube do projeto eu me apresentei logo para participar. Estou amando ser uma das mil vozes e ansiosa para que chegue logo o grande momento da apresentação", disse Lara, que é aluna da unidade de Educação Básica Esperança do Amanhã.

João Felipe também se diz entusiasmado em participar do projeto. "Estou muito orgulhoso de fazer parte da cantata. Eu acho lindas as apresentações de coral e sempre tive vontade de participar. Agora vou concretizar esse sonho", disse o garoto.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem