agencia

Notícias

Sexta-feira, 04/01/2019 - 14h49

Prefeitura de São Luís capacita servidores com foco na melhoria do atendimento à população

Em 2018 foram realizadas pela Escola de Governo capacitações em diversas áreas, beneficiando servidores de diferentes secretarias municipais com cursos, treinamentos e oficinas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores municipais recebem certificado após concluir capacitação oferecida pela Prefeitura A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), busca qualificar cada vez mais a atuação do servidor no atendimento à população e, também, a formação de um novo perfil profissional com mais criatividade, liderança, bom relacionamento interpessoal e competência técnica. As ações com essa finalidade tiveram um saldo positivo em 2018, com a realização de capacitações em diversas áreas, beneficiando servidores de diferentes secretarias. A iniciativa, realizada por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, integra a política de valorização do servidor público municipal, por meio do Programa de Educação Continuada (PEC), executado pela EGGEM.

A meta da Prefeitura é melhorar o desempenho do servidor em suas atividades e a qualidade da prestação dos serviços públicos oferecidos á população, de forma que a relação entre a administração e os cidadãos seja cada vez mais qualificada.

Segundo a diretora da EGGEM, Maria Eugênia Branco, foram abertas, em 2018, 61 turmas de capacitações para a realização de cursos, minicursos, treinamentos, oficinas e encontros temáticos, contemplando servidores de diversos órgãos municipais, entre estes estão as secretarias municipais da Administração (Semad), Criança e Assistência Social (Semcas), Saúde (Semus), Governo (Semgov), Trânsito (SMTT), Planejamento (Seplan), Segurança com Cidadania (Semusc), Habitação e Urbanismo (Semurh); além da Controladoria-Geral do Município (CGM), Conselho Municipal da Mulher e Hospital Djalma Marques (Socorrão I). Mais de mil servidores participaram das capacitações. 

Ainda conforme a gestora da EGGEM, para a elaboração dos programas de capacitações voltados aos servidores municipais, a Prefeitura desenvolve um minucioso levantamento, com a colaboração dos agentes da Rede de Capacitação de Recursos Humanos, para identificar as principais demandas dos órgãos municipais e as expectativas de capacitação apresentadas pelos profissionais.

“Seguindo orientação do prefeito Edivaldo estamos sempre buscando o aprimoramento profissional dos servidores municipais, ofertando cursos de qualificação nas mais diversas áreas. Por isso, a elaboração da nossa programação de cursos é bem diversa e de acordo com os anseios dos servidores municipais e das necessidades das secretarias", afirmou Maria Eugênia Branco.

CAPACITAÇÕES

Entre as ações de capacitações desenvolvidas pela Prefeitura, destaque para os cursos de fiscalização ambiental, com carga horária de 100 horas, e para o curso de gestão e liderança para diretores de unidades de saúde, com 180 horas, ambos iniciados em setembro.

A EGGEM também iniciou em 2018, a execução do Programa de Capacitação para Servidores da Saúde, contemplando, entre outras ações, cursos como “Práticas Integrativas Complementares com Auriculoterapia, Shatala e Reiki, que são técnicas de medicina alternativa chinesa voltadas ao tratamento e cura de doenças.

Ainda entre as capacitações ofertadas pela Prefeitura visando ao aprimoramento profissional dos servidores municipais estão, também, gestão pública de tecnologia da informação e comunicação; gerenciamento de suprimento de fundos; fiscalização ambiental, direito tributário aplicado ao município; contratação: direta, dispensa e inexigibilidade; diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), elaboração de projetos básicos e termos de referência para captação de recursos; oficina de enfrentamento à violência contra as mulheres, operacionalização do sistema de contratos e convênios, organização e administração de eventos, linguagem de programação Java com banco de dados MYSQL; manuseio do sistema de controle logístico de insumos laboratoriais, produção gráfica voltada para produção editorial, libras básico, Informática, marketing pessoal.

A grade da programação de cursos executados pela Prefeitura contemplou também  capacitações sobre liderança para resultados: liderança estratégica, planejamento e gestão governamental; educação financeira; direito administrativo no âmbito municipal; introdutório para agentes de combate a endemias, esquistossomose para agentes de endemias; dispensação de medicamentos da farmácia básica; encontro temático: ética pessoal e profissional para motoristas; oficina de humanização das rotinas e práticas dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), gestão e liderança para diretores de unidades de saúde, entre outros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem