agencia

Notícias

Quarta-feira, 09/01/2019 - 17h00

Prefeitura de São Luís promove nesta quinta (10) o 6º Workshop dos Cursos da Educação Especial

Participam do evento mais de 300 profissionais que concluíram cursos oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de fortalecer a educação inclusiva na rede municipal de ensino de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Jogo de Correspondência auxilia estudantes com deficiência e foi criado pelo professor da rede municipal Agláide Santos
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido na área da educação inclusiva, a Prefeitura de São Luís promove, nesta quinta-feira (10), o 6º Workshop dos Cursos da Educação Especial. Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reúne mais de 300 profissionais que concluíram cursos oferecidos pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, intensificando as ações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e reafirmando a política de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino.

O workshop acontecerá a partir das 14h no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro será realizado com o objetivo de promover a exposição dos recursos pedagógicos produzidos nas oficinas que foram realizadas nas salas de recursos e durante a realização dos cursos, entre eles o de Braille, Libras, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Atendimento Educacional Especializado, Tecnologia Assistiva e Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A programação do workshop inclui relatos de experiências dos cursistas.

Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, os cursos são resultados da preocupação com a inclusão de estudantes, prioridade da gestão do prefeito Edivaldo. "Durante os cursos os professores ampliam o conhecimento, trocam experiências e têm novas possibilidades de atender as demandas em sala de aula, esta é uma orientação do prefeito Edivaldo. É no workshop que os docentes mostram na prática a importância desta formação, criando recursos e permitindo a inclusão dos estudantes", assinalou o secretário.

A superintendente da área da Educação Especial, Dalvina Ayres, reforça a atuação da gestão do prefeito Edivaldo nessa área. "Os cursos de capacitação são fundamentais tanto para os profissionais quantos para os estudantes que são assistidos pela Prefeitura de São Luís. Ações como essas resultam de um trabalho que vem sendo realizado desde o início da gestão do prefeito Edivaldo e que prima pela melhoria dos serviços nessa área e a ampliação do acesso da população", diz a superintendente.

OUTROS EVENTOS

Além do workshop, a Prefeitura promove eventos a exemplo da I Mostra de Recursos Pedagógicos, realizada em outubro de 2018 no Shopping Rio Anil. A exposição reuniu recursos pedagógicos produzidos por professores e familiares de crianças com deficiência atendidas pela rede municipal de ensino. Parte desses recursos apresentados na mostra serão levados ao 6º Workshop dos Cursos da Educação Especial.

AVANÇOS

Desde o início da gestão, o prefeito Edivaldo tem investido em ações que favoreçam a inclusão social e o aprendizado de crianças com deficiência. Os cursos de capacitação e o trabalho desenvolvido nas salas de recurso são alguns dos serviços da Prefeitura voltados para esse público. As ações do poder público municipal incluem a disponibilização de intérpretes de Libras e cuidadores que atuam nas escolas municipais e a capacitação de professores, coordenadores, gestores e demais profissionais que trabalham na rede municipal de Educação.

Atualmente, quase 1.300 estudantes são beneficiados com o trabalho desenvolvido pelo município na área da Educação Especial. Existem cerca de 140 salas de recurso em mais de 60 escolas da rede municipal de ensino. Os espaços funcionam no contraturno escolar e permite um atendimento individual e especializado e, a partir das necessidades específicas de cada um, favorece o aprendizado.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem