agencia

Notícias

Quinta-feira, 17/01/2019 - 15h58

Prefeitura de São Luís investe em modernização do Fisco Municipal com oferta de serviços online

Com melhoria na oferta de ferramentas digitais, gestão do prefeito Edivaldo possibilita mais conforto aos contribuintes que podem resolver grande parte de suas demandas via internet

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ao longo dos últimos seis anos, a Prefeitura de São Luís tem avançado na prestação de serviços aos cidadãos em todas as áreas. O fisco municipal vem se destacando com a melhoria do sistema online e a disponibilização dos serviços pela internet. Com a modernização do Sistema Tributário Municipal (STM), o contribuinte da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), atualmente, pode resolver grande parte das suas demandas com comodidade, pelo computador, celular ou tablet, acessando o endereço eletrônico do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br).

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a Semfaz tem avançado muito na prestação de serviços pela internet e tem se destacado em âmbito nacional por sua sua eficácia. "Constantemente nossos técnicos fazem avaliações do sistema e o contribuinte é o maior favorecido com isso. Atualmente, somente os processos com sigilo fiscal não são realizados via portal. São Luís tem se comparado a grandes capitais do país na prestação de serviços online e isso é muito positivo para a gestão do prefeito Edivaldo que se comprometeu em investir na modernização da prestação de serviços em diversas áreas", afirmou o titular da Semfaz.

Com os investimentos em modernização do sistema, a Semfaz obteve em 2018 cerca de um milhão e quatrocentos mil acessos ao portal do órgão. A secretaria possui um banco de dados totalmente atualizado, um sistema integrado, com funcionalidades que suportam as diversas atividades da administração tributária, além de independência tecnológica e gestão de todas as soluções informatizadas.

SERVIÇOS

Entre os serviços disponibilizados via portal da Semfaz estão a emissão de boletos de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Alvará e diploma do Alvará, Nota Fiscal Eletrônica, consulta a Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI-e), certidões, entre outros, além de certificação eletrônica que garante proteção as operações eletrônicas realizadas no site.

Ainda de acordo com o levantamento do órgão sobre o portal, somente em 2018, mais de 200 mil novos usuários passaram a acessar o site da Semfaz em busca dos serviços disponibilizados. O artesão Kleber Moreira é um dos que, após se deslocar inúmeras vezes até a sede da Semfaz para emitir notas fiscais, se cadastrou e emite seus documentos rapidamente, pelo computador do trabalho.

"Não conhecia o sistema, mas assim que conheci me surpreendi com todas as ações que ele possibilita. Desde que me cadastrei nunca mais precisei ir até a Semfaz e sempre comento com amigos empresários que precisam emitir nota fiscal ou boleto de IPTU, que isso pode ser feito pelo site", explicou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem