agencia

Notícias

Quinta-feira, 24/01/2019 - 08h34

Formatura de estudantes do 1º e 5º anos da U.E.B. Justo Jansen encerra o ano letivo de 2018

Festa reuniu cerca de 150 pessoas entre pais e responsáveis, alunos, professores e coordenadores pedagógicos da escola da Prefeitura de São Luis

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Formatura de estudantes do 1º e do 5º anos da U.E.B. Justo Jansen encerra o ano letivo de 2018Uma festa de formatura na quarta-feira (23), marcou o encerramento do ano letivo de 2018 de estudantes do 1º e do 5º anos do Ensino Fundamental da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Justo Jansen, Centro, escola que integra a rede municipal de educação da  Prefeitura de São Luís. No local da solenidade - realizada nas proximidades da escola, no auditório do anexo da Fábrica Santa Amélia, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Rua das Crioulas - pais e responsáveis de alunos, professores, coordenadores pedagógicos e o gestor geral da escola homenagearam e foram homenageados, num evento que reuniu aproximadamente 150 pessoas.

O secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, destaca a dedicação dos educadores com a formação de crianças e adolescentes da rede municipal, e também o compromisso da  gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com investimentos em infraestrutura, recursos materiais e pedagógicos, formação de docentes e formalização de parcerias para o desenvolvimento da educação na cidade de São Luís. "Temos a nossa política de educação sendo concretizada. O Programa Educar Mais, fundamentado em oito eixos, é o exemplo disso. Com o programa tem-se avançado na requalificação das escolas, formação para professores e modernização da gestão. Deixo meu abraço e parabéns aos formados e seus professores", disse Moacir Feitosa.

A formatura dos 56 alunos do 1º e do 5º anos da U.E.B. Justo Jansen emocionou muitos pais e também professores. O vigilante Willian Ribeiro da Silva encheu os olhos de lágrimas ao falar sobre o filho João Willy Reis da Silva, 11 anos, formando do 5º ano. "É muita emoção. Tenho muito orgulho do meu filho, pois ele é obediente e educado, e também estudioso. Sou pai de três meninos, um cadeirante de 17 anos, o João Willy, e o Caleb, de um aninho. Eles são um presente de Deus para minha vida. Agradeço a Deus e à escola por oferecer essa linda festa para nossas crianças. Na minha época não tinha nada disso", conta Willian Ribeiro.

O aluno João Willy falou sobre o aprendizado que obteve no 5º ano e da expectativa de passar para o Ensino Fundamental maior. "Tenho aprendido muitas coisas boas ao longo da minha jornada escolar, e isso me faz muito feliz. Sempre tive uma boa convivência com os professores e também com os meus colegas. Não sou o melhor da turma, mas acho que sou um bom aluno. A disciplina que mais gosto é História, pois sempre me traz novos fatos e me proporciona grande aprendizado", discorreu o jovem aluno.

A professora de João, Kátia Viana, retrata o momento como muito marcante na vida dos estudantes, dos pais e responsáveis, e de todo a comunidade escolar. "É mais uma etapa finalizada. Eles saem do fundamental menor para o maior, e em vez de um ou dois professores terão um para cada disciplina.Todos estão na expectativa, ansiosos por este recomeço", observa a educadora.

A professora Aline dos Santos, que cuidou dos formandos do 1º ano durante o ano de 2018, diz que cada ano traz um novo aprendizado. Ressalta a participação e dedicação da maioria dos pais e responsáveis na vida escolar dos seus alunos. Segundo ela, a formatura do 1º ano (que na antiga nomenclatura é conhecido como ano da Alfabetização) marca uma nova jornada na vida das crianças. "É um novo começo, onde novas descobertas serão feitas e com certeza trará grande aprendizado", destacou.

A dona de casa Marinalva Gomes, avó de Yuri Abreu Correia, 11 anos, estava emocionada com a linda festa. "Estou muito orgulhosa do meu neto, pois ele é muito estudioso", disse. A auxiliar de cozinha Cleidilene Rodrigues também participou da solenidade de formatura. Mãe de Pablo Uriel Rodrigues, de 6 anos, ela disse estar muito feliz em participar da festa preparada pela escola. "Meu filho é muito estudioso e eu não poderia perder este momento. O boletim dele é de dar inveja e por isso vale a pena estar aqui para vê-lo se formar", assinalou.

A gestora da U.E.B. Justo Jansen, Soraya Pinheiro, agradeceu a presença dos pais e responsáveis e a dedicação de todos os professores, coordenadores pedagógicos e demais servidores da Unidade. "O trabalho feito com amor faz toda a diferença na vida das crianças", disse a gestora. A festa promovida pela U.E.B. Justo Jansen, com o apoio dos pais e responsáveis, durou toda a manhã, com direito a execução do hino nacional, músicas 'O livro' e 'Era uma vez' cantada pelos alunos, vídeo de agradecimento feito por alunos, oração, juramento, entrega dos certificados, pose para fotos e coffee break.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem