agencia

Notícias

Sábado, 02/02/2019 - 07h23

Prefeitura implanta salas de imunização nos Centros de Testagem e Aconselhamento do Anil e Lira

Serviço segue a política de saúde preventiva colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo e visa prestar atendimento mais acolhedor e humanizado às pessoas que procuram as unidades

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nas salas de imunização os pacientes podem receber as vacinas do calendário oferecidas pela rede pública Após passarem por ampla reforma para a requalificação dos espaços físicos e melhoria do atendimento, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Anil e do Lira dispõem agora também de uma sala de imunização para vacinar prioritariamente o público atendido pelo serviço. A iniciativa integra as políticas de saúde preventiva desenvolvidas na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e tem como objetivo prestar um atendimento mais acolhedor e humanizado às pessoas que são acompanhadas pelo serviço nessas unidades. Os CTAs realizam exames, diagnóstico e tratamento Pós-Exposição de Risco (PEP), uma medida preventiva de urgência à infecção pelo HIV, hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Entre as vacinas estão as de prevenção contra hepatite B, tríplice viral, HPV, Influenza, Difteria e Tétano (dT), febre amarela, entre outras do calendário adulto. As salas são amplamente adaptadas à manutenção e conservação das doses, em ambientes climatizados e todos os equipamentos necessários à qualidade do serviço no setor.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou a importância de um espaço mais apropriado e acolhedor para a imunização da população acompanhada pelos Centros de Testagem e Aconselhamento.

"São pacientes que, na maioria das vezes, tem baixa imunidade e são portadores de doenças crônicas como a AIDS, por exemplo, já tendo, portanto, indicação de fazer a imunização regularmente para prevenir agravamentos. Nas salas de vacinação implantadas nos CTAs, que já são um espaço especializado no acolhimento e acompanhamento desses pacientes, as pessoas ficam mais à vontade para procurar o serviço. Todo o processo de expansão do serviço tem a orientação do prefeito Edivaldo e denota sua preocupação com a saúde pública no município", observou Lula Lula Fylho.

O coordenador do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, Wendell Alencar, salientou que o objetivo prioritário do novo setor de imunização nos CTAs é atender as pessoas com HIV tratadas nas unidades. "Uma vez que o Ministério da Saúde preconiza também o calendário de vacinação em dias para este público", reforçou o coordenador.

Para atuar no setor de imunização, que não existia anteriormente à reforma dos CTAs, foram capacitadas equipes com esse propósito. Os profissionais foram orientados ao trabalho feito especificamente junto a esses públicos prioritários do serviço, que fazem no local os exames de carga viral do HIV CD4/CD8, que vivem com HIV e AIDS e outras ISTs. O serviço também abrange as pessoas que recebem os medicamentos para controle da doença ofertados pelo equipamento e que são acompanhados diretamente pela equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e outros.

Ainda segundo Wendel Alencar, o serviço de imunização dos CTAs tem também um direcionamento focado na população mais vulnerável às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para atingir essas pessoas, os CTAs realizam um trabalho de campo junto à população específica.

O autônomo Geovane S. M, 36 anos, já utiliza o serviço de imunização do setor. "Considero importante administrar as doses aqui porque a equipe já conhece nosso problema e, por isso, nos sentimos mais à vontade", disse.

MELHORIAS

Com as melhorias realizadas na estrutura do CTA do Anil e do Lira, na gestão do prefeito Edivaldo, a população conta agora com espaços mais acolhedores e atendimento qualificado e capacitado. As reformas estruturais dos equipamentos incluíram requalificação dos ambientes com novo piso, serviços nos sistemas elétricos e hidráulicas, telhado, pintura e mobiliário novo. Os equipamentos também receberam novos aparelhos de ar-condicionado. Os CTAs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem