agencia

Notícias

Sexta-feira, 01/02/2019 - 16h33

Prefeitura intensifica combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis no período carnavalesco

Trabalhos serão realizados nos locais de folia como blocos, bares e casas de festas com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção; neste sábado (2), haverá ação na Praça dos Catraieiros

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Agente de saúde da Prefeitura de São Luís durante ação de distribuição de preservativos realizada ano passadoDistribuição de preservativos, realização de testes rápidos, blitz educativas, palestras, rodas de diálogos e consultas ginecológicas são algumas das ações que integram uma grande programação de atividades que estão sendo realizadas pela Prefeitura de São Luís, com vistas à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), no período de pré-Carnaval e durante a Folia de Momo, na capital. A programação será desenvolvida até dia 5 de março, terça-feira de Carnaval. Neste sábado (2), as ações serão executadas na Praça dos Catraieiros, Praia Grande, na concentração do Bloco da Imprensa, das 15h às 21h. A iniciativa é desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e executada pelas equipes dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs).

"Estamos colocando nosso 'bloco de saúde' nas ruas para dobrarmos a atenção com os cuidados preventivos junto à população, fazendo todo um trabalho de orientação e disponibilizando à comunidade todos os nossos serviços para reduzirmos o máximo possível as ocorrências de doenças sexualmente transmissíveis durante o Carnaval, que é um período festivo e que comumente registra-se um aumento de casos", afirmou o secretário de Saúde, Lula Fylho. 

Segundo o coordenador do Programa Municipal de DST, AIDS e Hepatites Virais, Wendell Alencar, além de realizar esse trabalho nos locais de folia - blocos, sambódromo, bares, casas de festas em geral - o serviço também será focado junto à população mais vulnerável às Infecções Sexualmente Transmissíveis.

PREVENÇÃO

Entre os locais de atuação das equipes de saúde com essa finalidade estão também a Casa das Dunas, na Avenida Litorânea, onde a ação ocorrerá neste domingo (3) e nos próximos dias 10 e 17 de fevereiro, durante a apresentação do Bloco Nina. No local, das 15h às 21h, serão distribuídos preservativos e gel lubrificante e será feito aconselhamento sobre as ISTs.

As atividades serão levadas também às festividades de pré-Carnaval nas ruas da Madre Deus. Nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, as ações no bairro se concentrarão em frente ao prédio do Diário Oficial, das 15h às 20h, onde estarão sendo realizados serviços de distribuição de preservativos e blitz educativa com aconselhamentos acerca da prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

A programação será voltada ainda aos caminhoneiros, numa parceria com os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). As atividades acontecem dia 22 deste mês, no Posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-135, das 8h às 12h. A ação voltada a esse público também contempla a realização de diálogos com aconselhamento, distribuição de preservativos, testes rápidos, sobre ISTs/AIDS e hepatites virais. Os serviços preventivos de saúde seguem durante o período carnavalesco no Anel Viário.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem