agencia

Notícias

Terça-feira, 05/02/2019 - 16h26

Iniciada reforma da Unidade Básica de Saúde do Cintra resultado de parceria da Prefeitura e Governo

Posto de saúde, situado na escola Cintra, terá revitalização de todos os ambientes com reforma das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além do piso, forro e pintura

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Iniciada reforma da Unidade Básica de Saúde do Cintra resultado de parceria da Prefeitura e Governo

A Unidade Básica de Saúde (UBS), instalada no Centro Integrado do Rio Anil - Cintra, no bairro Anil, terá suas instalações físicas totalmente revitalizadas por meio de parceria entre Prefeitura de São Luís e Governo do Estado via secretarias Estadual de Educação (Seduc) e Municipal de Saúde (Semus). A obra, iniciada nesta terça-feira (05), inclui a revitalização de todos os ambientes da unidade, que terá reformada as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, além do piso, forro e pintura nova. A requalificação da unidade soma-se as ações que vem sendo colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior visando a ampliação e melhoria dos serviços ofertados na rede municipal de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que, com a reforma, será possível ampliar a prestação de serviços à comunidade, contemplando cerca de cinco mil pessoas. "A unidade contava com duas equipes de Atenção Básica, que serão incrementadas, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, com a inclusão de médico e enfermeiro, além do retorno da equipe de saúde bucal e da oferta de vacinação", anunciou  secretário.

"Firmamos uma parceria importante que irá beneficiar diretamente a comunidade escolar, o Anil e região. Nossa expectativa é que, em breve, possamos retomar os serviços de saúde da UBS, garantindo mais dignidade para a população", destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A escola está entre as maiores escolas públicas do Brasil. A reforma da unidade de saúde vai impactar na melhoria da qualidade de vida dos alunos, professores e da comunidade do entorno - Anil, Pão de Açúcar e Pedra Caída. 

FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE 

Outra novidade a ser implantada é a Farmácia Viva, projeto do Governo do Estado que visa fortalecer as ações de saúde básica dos municípios e ampliar a atenção primária à população em situação de vulnerabilidade. Trata-se de um horto no qual são plantadas ervas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças de menor gravidade.

A reforma tem previsão de ser realizada em 90 dias, e com a entrega das novas instalações, a Prefeitura vai reforçar o Programa Saúde na Escola, que funciona na unidade escolar Cintra, com a intensificação de ações de educação em saúde, visando à prevenção e orientação sobre qualidade de vida, alimentação saudável e bem-estar.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem