agencia

Notícias

Terça-feira, 12/02/2019 - 14h56

Prefeitura convoca responsáveis para confirmação de matrículas nas escolas da rede municipal

Pais e responsáveis têm entre quarta (13) e sexta-feira (15) para efetivarem as matrículas nas escolas selecionadas; lista com o resultado das pré-matrículas pode ser acessada no site da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia matrículas para escolas da rede municipal nesta quarta (13)A Prefeitura de São Luís está convocando pais e responsáveis para a confirmação das matrículas nas escolas da rede municipal de ensino. A lista com o resultado das pré-matrículas foi divulgada nesta terça-feira (12) pela Secretaria Municipal de Ensino (Semed) e pode ser acessada no site da Prefeitura no endereço http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1422. As matrículas para os selecionados começam nesta quarta (13) e prosseguem até sexta-feira (15). Foram mais de 11 mil novos estudantes selecionados para ingressar na rede. A matrícula deve ser realizada na escola selecionada. Este ano o processo de pré-matricula foi realizado online. 

A melhoria do ensino público na capital é uma busca constante na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que tem investido na requalificação das escolas, na melhoria da qualidade do ensino e na modernização do sistema de matriculas. Este ano o processo de pré-matrícula foi realizado de forma online, para todas as escolas da rede. 

Do total de selecionado 4.892 vagas são para Educação Infantil, 6.173 para o Ensino Fundamental e 344 para o EJA. De acordo com o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a distribuição das vagas atendeu as opções de escolhas dos pais, no ato da pré-matrícula. Segundo o gestor, ainda estão disponíveis 10.129 vagas, sendo 2.648 da Educação Infantil e 3.284 do Ensino Fundamental e 4.197 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O preenchimento das vagas será feito por meio de lista de espera, que estará disponível até o dia 20 de fevereiro no site da Prefeitura.

"A Prefeitura de São Luís, ao assegurar o acesso à escolaridade, fomenta a igualdade de oportunidades e promove, assim, o exercício da cidadania, dentro do que estabelece a macropolítica educacional da gestão do prefeito Edivaldo", disse o secretário. 

DOCUMENTOS

Os interessados em garantir vaga na rede municipal de ensino devem providenciar os documentos pessoais necessários para a matrícula. Devem ser apresentadas cópias da certidão de nascimento ou documento de identidade do estudante; do RG e CPF do responsável; duas fotos 3x4 recentes, comprovante de residência ou declaração em casos de impossibilidade de comprovar por documentos oficiais.

Em caso de beneficiário do programa Bolsa Família, deve apresentar ainda documento que comprove e o NIS do responsável e da criança. Também é obrigatório apresentar cópia do Cartão de Vacina atualizado e o Histórico Escolar, para as etapas que solicitam a escolarização anterior. A rematrícula para estudantes veteranos foi feita de forma automática na escola.

PRÉ-MATRÍCULA

A matrícula online é uma das ações da política de educação municipal do programa Educar Mais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, que também realiza diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões na área da educação.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem