agencia

Notícias

Sexta-feira, 15/02/2019 - 18h31

Prefeitura percorrerá circuito da folia com campanha Folião Cidadão em nova ação neste sábado (16)

Campanha visa sensibilizar a população a adotar posturas de cidadania e propagar cultura da paz durante o reinado de Momo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura percorrerá circuito da folia com campanha Folião Cidadão em nova ação neste sábado (16)A Prefeitura de São Luís segue com a campanha Folião Cidadão e neste sábado (16), a partir das 16h, bota novamente o bloco na rua para sensibilizar a população durante o período carnavalesco. A intenção é estimular as pessoas a adotar atitudes simples e posturas de cidadania ativa em relação à limpeza urbana, preservação do patrimônio público, responsabilidade no trânsito, cuidado com a saúde e propagação da cultura da paz. A ação agrega diversas secretarias da administração municipal e autarquias, coordenadas pela Secretaria Municipal de Comunicação.

Neste sentido, realizam trabalhos de maneira integrada o Comitê Gestor de Limpeza Urbana, à Subprefeitura do Centro Histórico e às secretarias municipais de Governo (Semgov), Turismo (Setur), Cultura (Secult), Saúde (Semus), Trânsito e Transportes (SMTT), Criança e Assistência Social (Semcas) e Segurança com Cidadania (Semusc).

Neste ano, durante as prévias do Carnaval e nos dias tradicionais da festa, que se estende da sexta-feira (1º de março), até Quarta-Feira de Cinzas (6 de março), a Prefeitura estará reforçando junto ao público a campanha Folião Cidadão.

De forma lúdica, desde o segundo sábado de fevereiro, o bloco Folião Cidadão tem percorrido o circuito carnavalesco do Centro Histórico de São Luís, arrastando foliões  embalados por trilha sonora composta especialmente para a data festiva. Desde o primeiro dia de mobilização, o refrão "sou folião cidadão, brinco na rua e passarela, não vacilo não" passou a integrar o repertório dos cordões momescos.

O Folião Cidadão é uma derivação de outras campanhas que a Prefeitura de São Luís vem realizando ao longo do tempo. Com distribuição de folhetos com conteúdo sobre educação ambiental, a campanha tem como meta despertar no cidadão ludovicense, assim como nos visitantes, posturas adequadas à conscientização proativa na manutenção da limpeza dos espaços urbanos e na preservação do patrimônio coletivo.

Segundo a presidente do Comitê Municipal de Limpeza, Carolina Moraes Estrela, a campanha tem objetivo de envolver o cidadão de São Luís durante a festa mais popular do país. "A Prefeitura estará presente durante este período de festas, orientando atitudes que o cidadão deve adotar para demonstrar seu carinho com a cidade e sua postura consciente de suas responsabilidades. Estaremos durante todo o período carnavalesco fazendo estas ações por todos os pontos da cidade de forma lúdica, demonstrando que é possível ser gentil com a cidade", assinala Carolina Moraes Estrela.

O personagem Cidadão Limpeza Cidade Beleza integra o bloco e durante o período de Carnaval vai estar na comissão de frente. "O cidadão tem um papel importante, com responsabilidade compartilhada na conservação e preservação da cidade. Demonstramos com esta campanha que o folião pode brincar de uma forma de alegre e sadia", ressalta o Cidadão Limpeza Cidade Beleza.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem