agencia

Notícias

Terça-feira, 19/02/2019 - 18h38

Prefeitura participa da posse dos novos membros do Conselho Municipal do Trabalho e Renda

Solenidade ocorreu nesta terça-feira (19), quando o sindicalista Raimundo Henrique da Silva assumiu a presidência do colegiado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vice-prefeito Julio Pinheiro durante posse do novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho e RendaO vice-prefeito de São Luís, Julio Pinheiro, representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior na posse da nova diretoria do Conselho Municipal do Trabalho e Renda, realizada na tarde desta terça-feira (19), na Casa dos Conselhos, no Centro Histórico de São Luís. Assume a presidência do Conselho, o sindicalista Raimundo Henrique da Silva, substituindo Cáritas de Jesus Ribeiro.

"Os conselhos são instrumentos importantes para as políticas públicas e são também uma grande conquista da sociedade organizada. Os conselhos têm papel fundamental para dar opiniões sobre projetos e estabelecer uma rede envolvendo todos que têm interesse em avançar no desenvolvimento regional", destacou Julio Pinheiro.

Para o novo presidente do Conselho, Henrique Silva, a qualificação profissional é a maior preocupação da entidade. "Uma empresa só cresce se houver um quadro de profissionais qualificados, por isso que vamos nos empenhar em buscar o apoio do poder público para mais investimentos nessa área", frisou.

BALANÇO

A ex-presidente do Conselho, Cáritas Ribeiro, fez um breve balanço da gestão anterior, destacando a atuação da entidade. "O Conselho conseguiu influenciar de forma positiva nas políticas públicas que foram implementadas em 2018", ressaltou Cáritas, lembrando ainda que um dos mais importantes avanços é a implantação de um Centro de Atendimento ao Trabalhador, que terá a função de fazer a intermediação de mão de obra, entre os trabalhadores e os empregadores. "Antes, os governantes estavam de costas para essa questão, mas com a sensibilidade do prefeito Edivaldo para a geração de emprego e renda, estamos trabalhando para a implantação do Centro", observou Cáritas.

Henrique da Silva avaliou a inciativa da implantação do Centro. "Tem muita gente que já desistiu de procurar emprego e muitas vezes tem empresas precisando de profissional com o perfil de quem está à procura de trabalho. Então, esse espaço de intermediação de mão-de-obra, vai ser muito importante para promover a inclusão social da nossa população economicamente ativa no mercado de trabalho".

CONSELHO

O Conselho Municipal do Trabalho e Renda foi criado em 2002 e é composto por 15 membros, sendo cinco de cada segmento. Representando os empregadores, fazem parte do Conselho a Associação Comercial do Maranhão, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação das Micro e Pequenas Empresas de São Luís, Federação do Comércio do Estado do Maranhão, Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.

Os trabalhadores são representados pela Central Única dos Trabalhadores, Confederação Geral dos Trabalhadores, Central Autônoma dos Trabalhadores, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Luís, Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão.

Pelo poder público, participam as secretarias municipais de Educação (Semed), Governo (Semgov), Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem