agencia

Notícias

Quarta-feira, 20/02/2019 - 16h08

Conselho Municipal de Desenvolvimento Social elege novo presidente executivo

Eleição ocorreu terça-feira (19), durante a primeira Reunião Ordinária do colegiado; ocupam os cargos de presidente Dorgival Pereira, representante do ICE-MA e de vice, José Cursino Raposo, secretário municipal de Planejamento

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Conselho Municipal de Desenvolvimento Social elege novo presidente executivoO representante do Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Dorgival Pereira e o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, foram eleitos, respectivamente, presidente executivo e vice do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social (Comdes) para o ano de 2019. O pleito ocorreu na manhã de terça-feira (19), durante a primeira Reunião Ordinária do colegiado, no auditório da Associação Comercial do Maranhão. 

Na ocasião, o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo Moreira, falou sobre a importância da eleição do conselho. "Essa reunião foi muito importante porque cumprimos a determinação das normas que é a eleição do presidente executivo, por meio de escolha dos representantes da sociedade civil que fazem parte do Comdes. Vale ressaltar que o prefeito Edivaldo é o presidente de honra do conselho", disse o secretário.

"A minha gestão terá o objetivo de redirecionar as ações do Comdes para as competências das câmaras e retomar temas que sejam importantes para São Luis, colocar em prática um novo modelo de gestão, traçar os rumos do conselho e elaborar estratégias que contribuam para a construção de um futuro melhor para a nossa sociedade, com a participação de todos", pontuou Dorgival Pereira.

De acordo com o projeto de estrutura e funcionamento do Comdes, somente conselheiros representando entidades nomeadas poderão se candidatar ao cargo de presidente executivo, cabendo à vice-presidência às representações das secretarias municipais convidadas para participar do conselho.

Também participaram da reunião o secretário municipal Nonato Chocolate (Semapa); a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Cáritas Ribeiro; membros do Comdes e equipe técnica da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento.

COMDES

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Social foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. O conselho tem o objetivo de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem