agencia

Notícias

Sábado, 23/02/2019 - 09h13

Prefeitura recepciona servidores municipais com ação educativa Carnaval Legal

Ação ocorreu na Secretaria Municipal de Administração e teve como público-alvo os servidores do município; objetivo foi incentivar práticas de vida saudável

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores municipais são recepcionados com ação educativa Carnaval Legal na Central de Atendimento ao Servidor A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), via Superintendência de Segurança do Trabalho e Medicina Funcional (SSM) promoveu, na manhã desta sexta-feira (22), na Central de Atendimento ao Servidor (CEAT), a sexta edição da campanha Carnaval Legal. A iniciativa consiste em uma ação de cunho educativo para práticas de vida saudável como a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, tendo como público de interesse os servidores municipais.

Durante a ação, servidores da Semad e em atendimento na CEAT contaram com orientações de saúde prestadas por uma equipe técnica formada por enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudióloga e técnicos em enfermagem e segurança do trabalho, além de serviços de aferição de pressão arterial e distribuição de kits contendo preservativos femininos, masculinos e lubrificantes.

Segundo a secretária de Administração Mittyz Rodrigues, as ações de segurança do trabalho e medicina funcional seguem um planejamento anual de trabalhos voltados para a prevenção de riscos e saúde ocupacional. "Entre as atribuições da área como o monitoramento das normas de segurança e implementação dos programas de saúde ocupacional, ao longo do ano a superintendência realiza os circuitos de saúde com campanhas de prevenção, atualização da caderneta de vacinação dos servidores, treinamentos do plano de atendimento a emergências, entre outras atividades de extrema importância para a segurança no ambiente laboral", destaca a titular da pasta.

Para a servidora Sônia Arouche este tipo de ação reflete o compromisso da gestão com a conscientização dos servidores através do acesso a prevenção. "Funciona como uma forma de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que elas devem tomar, para que não venham a adquirir doenças nesse período de carnaval. É importante prevenir.", afirma a servidora.

SEGURANÇA DO TRABALHO E MEDICINA FUNCIONAL

Superintendência diretamente subordinada à Adjuntoria de Modernização e Desenvolvimento da Semad, a área coordena as atividades do segmento de segurança no trabalho e de medicina funcional no âmbito da Prefeitura de São Luís promovendo a realização de estudos e a elaboração de políticas e diretrizes concernente à sua área de atuação.

Dentro dos macroprocessos do setor, destacam-se os trabalhos a frente do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), análise ergonômica ocupacional de postos de trabalho, emissão de laudos técnicos das condições ambientais de trabalho, elaboração e gestão do plano de controle contra pânico e combate ao princípio de incêndio, com recarga de extintores de incêndio da Semad, diálogos de segurança, circuito de saúde (vacinação, aferição de pressão, glicemia, tec), Junta Médica Oficial do Município, Perícia Médica, audiometria, ergonomia e estatística de patologias referentes ao absenteísmo ocupacional.

De acordo com o engenheiro Eduardo Sousa, superintendente da área, o trabalho de preservação da integridade física dos servidores e da manutenção das condições adequadas de trabalho é importante porque reflete na melhoria da saúde dos servidores e do serviço municipal. "Com o histórico de trabalho temos observado a redução do absenteísmo que é a falta ao trabalho com origem por atestado médico e nenhuma ocorrência de acidente de trabalho com afastamento de servidores na SEMAD. Além do avanço na formação de brigadistas e na cultura de segurança preventiva", ressalta o superintendente.

Por meio de campanhas, palestras e programas de duração permanente a Prefeitura de São Luís promove a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos servidores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem