agencia

Notícias

Terça-feira, 05/03/2019 - 11h42

Brilho, beleza e alegria tomam conta da Passarela durante desfile das escolas de samba e blocos

A programação do Carnaval de São Luís na passarela do samba continua nesta terça-feira (5), com o desfile de blocos tradicionais e grupos de tambor de crioula

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Último dia de desfile das escolas de samba atrai público para a passarela No último dia de apresentação das escolas de samba de São Luís, o brilho e a alegria das agremiações tomaram conta da Passarela do Samba, no Anel Viário. Centenas de pessoas lotaram as arquibancadas para assistir ao desfile das escolas do grupo especial. A programação faz parte do Carnaval de São Luís 2019, organizado pela Prefeitura e Governo do Estado. Os desfiles de grupos carnavalescos no local acontecem até esta terça-feira (5), reunindo também apresentações de blocos tradicionais e grupos de tambor de crioula.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão, acompanhou o segundo dia de desfile das escolas de samba e ressaltou a importância da manutenção da tradição do desfile de passarela realizado pela Prefeitura e Governo. “Posso afirmar seguramente que o nosso carnaval de passarela deu um passo significativo para novos horizontes. Quem acompanhou esses dias de desfile pôde ver o zelo e o esmero que essas agremiações são às suas apresentações, o que é resultado de todo um processo criativo de constituição para chegar até aqui. Para nós que representamos o poder público, isso é muito significativo porque justifica todo o investimento dessa parceria com os grupos culturais ludovicenses e nos dá a convicção de que estamos no caminho certo", observou Marlon Botão.

As apresentações das escolas de samba na passarela do Anel Viário, na segunda-feira de carnaval, iniciaram por volta das 22h, com a Unidos de Fátima, que este ano trouxe à passarela o tema "O Menino Rei e Saga do Guerreiro de Ogun". Em seguida foi a vez da escola Túnel do Sacavém e toda sua alegria ao desfilar na passarela com seus 1.600 componentes distribuidos em 13 alas e quatro carros alegóricos.

A Turma do Quinto também arrebatou o público, inundando a passarela de azul e branco e seu ritmado samba-tema que este fez menção à "Alcântara divina, o cantar de encantarias". E já era madrugada quando a Favela do Samba entrou na passarela, com suas 17 alas e seus dois mil componentes cantando o samba-tema da agremiação: sob o brilho de um cometa chamado Jesiel.

O desfile das escolas de samba na passarela do Anel Viário fechou com a Marambaia, grande campeã do ano passado, que também fez bonito mais uma vez. A escola trouxe à passarela a história do Cine Marambaia, contagiando o público com seu samba-tema.

BLOCOS TRADICIONAIS E TAMBORES

As apresentações das agremiações na Passarela do Samba do Anel Viário começaram desde as 18 horas, com os grupos de tambor de crioula, blocos organizados e turmas de samba. Os tambores de crioula de Ubaldo e Seu Fausto levaram à Tenda do Tambor uma belíssima exibição da mais genuína das manifestações culturais maranhenses. Já o desfile das Turmas de Samba, como os Ritmistas de São José de Ribamar e Ritmistas da Madre Deus, deram ritmo e originalidade à festa que tem o samba como foco.

Em seguida, entraram na passarela toda a cadência contagiante dos blocos organizados Beatos do Samba, Unidos do Porto Grande, Unidos da Vila Isabel, Os Liberais e Turma do Saco.

Passando férias em São Luís, a mineira Rose Duarte disse que estava deslumbrada com a beleza das apresentações. "Eu gostei muito, as indumentárias estão belíssimas e a animação não deixa nada a desejar", disse.

A aposentada Darcy Maciel também considerou a beleza das indumentárias como o ponto forte do desfile. "Eu moro em São Luís e nunca tinha assistido o desfile das escolas de samba. Achei simplesmente lindo", concluiu ela.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem