agencia

Notícias

Segunda-feira, 18/03/2019 - 16h03

Aplicativo Meu Ônibus da Prefeitura garante mais comodidade ao usuário do transporte público

Ferramenta digital se soma a medidas implantadas na gestão do prefeito Edivaldo para a melhoria do serviço de transporte urbano da capital; em dois anos aplicativo já contabiliza mais de 240 mil downloads

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ferramenta digital ajuda população a se locomover com mais segurança e rapidez na capital

O aplicativo Meu Ônibus, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior criado com o objetivo de garantir mais comodidade aos usuários do transporte público da capital, tem cumprido seu propósito. Dois anos de funcionamento e o aplicativo contabiliza mais de 240 mil downloads. Por meio do aplicativo é possível saber a hora em que o ônibus vai passar, podendo escolher a parada mais próxima, localizar o ônibus pelo número da linha e ainda saber os sentidos de ida e volta. A ferramenta da Prefeitura de São Luís soma a outras iniciativas para modernização e melhoria do sistema de transporte público.

"O aplicativo oferece economia de tempo e mais segurança aos passageiros", pontua o secretário municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Canindé Barros. O gestor enfatiza que a ferramenta orienta e informa quem utiliza o transporte público conferindo mais comodidade e tranquilidade na hora de pegar o ônibus. "Com esse meio ficou mais fácil, mais rápido e muito mais seguro pegar um ônibus e é mais uma da série de medidas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para modernização e melhoria do sistema ao passageiro", reforça.

Quem utiliza o aplicativo, aprova. O estudante Junior Leite, 22 anos, avaliou a eficiência do aplicativo, que para ele auxilia bastante no uso do transporte coletivo. "Só a pessoa não perder tempo e já saber que horas vai pegar o ônibus, já ajuda muito. É um aplicativo muito bom, principalmente para gente que é estudante. Aprovado", disse o jovem.

Para a também estudante Luana Santos, 21 anos, o fator segurança é o principal benefício do aplicativo. "Eu já precisei pegar ônibus em paradas desertas, distantes de movimentação e com o aplicativo dá para sair no momento exato em que o ônibus vai passar. Você não fica horas aguardando e se arriscando. É muito bom e prático", enfatizou.

O Meu Ônibus pode ser baixado em aparelhos celulares que utilizem as plataformas Android e IOS, sendo que o aparelho precisa estar com o GPS acionado. Ao ser acionada, a ferramenta indica a localização do usuário. No ícone de busca basta informar o destino desejado e aparecerá uma lista das linhas disponíveis nas proximidades e os respectivos horários em que o ônibus irá passar. "Essa tecnologia, implantada pela gestão, veio facilitar a vida dos passageiros do transporte na capital", observou Canindé Barros.

MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA

O aplicativo Meu Ônibus complementa demais iniciativas em vigor implantadas pela Prefeitura de São Luís, na administração do prefeito Edivaldo, que têm como finalidade a modernização e melhoria do sistema de transporte público da capital. Entre as ações estão a licitação do transporte público, inédita para a cidade e que estabeleceu padrões de qualidade para a operação do sistema de transporte de São Luís.

A frota da capital conta com sua totalidade dotados de GPS. Com a inclusão de novos veículos, a frota conta agora com mais 648 ônibus renovados desde o início da gestão do prefeito Edivaldo. Destes, 285 veículos totalmente climatizados e com acessibilidade para pessoas com deficiência e 20 articulados. A gestão conseguiu reduzir de 10 anos para 4,5 anos a idade média dos ônibus que trafegam atualmente na cidade. Antes das ações de modernização, o sistema chegou a ter veículos com até 20 anos circulando.

A recarga embarcada é utilizada por 245 mil pessoas. Com o serviço, o cartão de transporte pode ser recarregado no próprio coletivo, no momento da passagem na catraca. Aproximadamente 12 milhões de checagens foram realizadas até o mês passado, por meio da biometria facial. A tecnologia permite que seja comparado o passageiro e o documento de transporte, evitando fraudes e uso do cartão por terceiros.

Desde sua implantação, em 2016, já foram emitidos mais de cinco mil unidades do Cartão Criança. O documento é um benefício instituído pelo executivo municipal que permite que ao passageiro com idade entre quatro e sete anos – que têm gratuidade garantida por lei - utilize o transporte coletivo girando a catraca. Com o cartão, a Prefeitura proporciona mais dignidade às crianças dentro da faixa etária amparada por dispositivo legal. Outro benefício, o Bilhete Único contabiliza 16,1 milhões integrações temporais.

A instalação da Central de Controle Operacional por Videomonitoramento do Trânsito (CCO) e a realização de intervenções no traçado geométrico de diversas vias da capital, para dar maior fluidez ao trânsito de veículos e mais segurança aos pedestres, são outros benefícios garantidos pela Prefeitura a quem anda de ônibus em São Luís.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem