agencia

Notícias

Sábado, 09/03/2019 - 13h02

Edivaldo ressalta importância do cuidado e da luta das mulheres em edição do Todos por São Luís

Em edição especial do programa Todos por São Luís, prefeito Edivaldo e primeira-dama Camila Holanda acompanham ações de saúde no Hospital da Mulher para celebrar o dia 8 de março e também o Março Lilás, de combate ao câncer de colo de útero

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Edivaldo ressalta importância do cuidado e da luta das mulheres em edição do Todos por São LuísA manhã deste sábado (9) foi de lazer, entretenimento e de atenção e cuidado com a saúde para quem compareceu ao Hospital da Mulher, local em que a Prefeitura de São Luís realizou a 64ª edição do programa do Todos por São Luís, especialmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março e também marcou às ações pelo Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância da prevenção contra o câncer do colo do útero. O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, participaram do evento. Na ocasião, o chefe do executivo municipal destacou a ação como um momento especial para intensificar os cuidados com a saúde da mulher e a importância da prevenção para a manutenção da sua saúde. Edivaldo ainda ressaltou a necessidade da luta contra qualquer prática de violência de gênero.

"É uma grande felicidade estar aqui celebrando essa data tão importante como o Dia Internacional da Mulher, com a oferta de serviços públicos essenciais destinados à elas. São serviços que já executamos no cotidiano da nossa gestão e que expandimos nesse período para estarmos mais próximos da comunidade, para mostrarmos a todas as mulheres o quão importante é a prevenção de diversos males e a apropriação do conhecimento acerca do que tem atingido muito fortemente o público feminino, que é a violência", disse o prefeito Edivaldo. O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, acompanhou o prefeito na ação, bem como vários secretários municipais. 

As mulheres participantes da ação foram recepcionadas no local com apresentações culturais, café da manhã e um grande bolo lilás para celebrar o momento. As atividades do Todos por São Luís – Especial Mulher foram realizadas das 8h às 12h e foram realizadas no pátio externo do Hospital da Mulher, no Anjo da Guarda, unidade da rede municipal de saúde referência nos cuidados à saúde feminina na capital.

"Não poderíamos deixar passar despercebido uma data tão importante, cujo simbolismo alude à reflexão e aos cuidados com a mulher. E a Prefeitura desenvolve uma extensa programação em várias áreas para atuarmos em favor do público feminino nos mais diversos segmentos, ampliando os serviços para comunidades como esta aqui que é tão grande, para estarmos o mais próximos possível da população. E nós ficamos muito felizes em vê-las aqui usufruindo dos serviços que planejamentos e ofertamos com muito carinho", observou a primeira-dama Camila Holanda.

 SERVIÇOS

No local foram ofertados atendimentos como consultas ginecológicas para a realização de exames preventivos, consultas com mastologistas, clínica geral, nutricionista, oftalmologista, fisioterapeuta, massoterapia, enfermagem, vacinação, testes rápidos de glicemia, sífilis e HIV; aferição da pressão artéria, entre outros serviços na áreas da saúde. Ainda na área da saúde, houve ainda palestras sobre a importância da fisioterapia pélvica atuando na saúde da mulher, orientações sobre a tuberculose: prevenção, tratamento e cura.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, também reforçou a importância da prevenção à saúde voltada ao público feminino. "Mais uma vez a Prefeitura realiza uma ação como esta que vem consolidar a nossa política de saúde desenvolvida em atenção à mulher, realizada principalmente aqui no Hospital da Mulher que durante o ano todo atende milhares de mulheres de todo o estado, seja atuando de forma preventiva, no tratamento das doenças femininas ou nas urgências médicas", afirmou Lula Fylho.

A ação contou ainda com a participação da Defensoria Publica do Estado, para prestar orientações e assistência jurídica nas áreas cível, da criança e adolescente, de defesa do consumidor, repactuacão de dívidas, reconhecimento espontâneo de paternidade, agendamento de exames de DNA, inclusão no programa tarifa social de energia, dentre outros.

Além dessas atividades, o Todos por São Luís – Especial Mulher disponibilizou também serviços de embelezamento para design de sobrancelhas, higienização facial, corte de cabelo feminino e limpeza de pele e maquiagem. No conjunto de cursos, oficina de customização de caixas de presente decoradas, origami, confecção de boneca de pano e ainda palestras da Defesa Civil e informações sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres, Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio. Também houve no local distribuição de peixe, como parte das ações do programa Peixe Solidário.

A aposentada Maria Lilásia Soares, 71 anos, foi uma das participantes do evento a usufruir dos serviços ofertados no local. "Eu consultei com clínico geral porque sou hipertensa e faço controle permanente da pressão arterial. Quando soube que teríamos esse mutirão, aproveitei para fazer a consulta que faria esta semana no posto médico", disse ela.

Já a dona de casa Isabel Ribeiro Ferreira, 60 anos, procurou o mutirão de serviços para realizar consulta ginecológica, participar das oficinas de artesanatos ofertadas e receber o peixe. "É maravilhosa uma ação como esta com tantos serviços importantes. E quando acontece perto da nossa casa não deixamos nunca de participar", relatou.

Participaram ainda da ação o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho, os secretários municipais Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Nonato Chocolate (Agricultura Pesca e Abastecimento), o defensor geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos, a secretária ajunta de Saúde, Natália Mandarin, entre outras autoridades.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem