agencia

Notícias

Segunda-feira, 11/03/2019 - 17h56

Prefeitura de São Luís realiza obra para contenção de erosão na Avenida Um do Residencial Pinheiro

A obra é parte de um pacote de ações voltadas para a infraestrutura da cidade que estão sendo colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís realiza obra para conter erosão na Avenida Um do Residencial PinheiroCom objetivo garantir a segurança aos pedestres e a trafegabilidade aos veículos que passam pela via, a Prefeitura de São Luís iniciou, nesta segunda-feira (11), os serviços de recuperação do sistema de drenagem e contenção de erosão na Avenida Um, do Residencial Pinheiro, próximo ao bairro Cohama. O problema foi ocasionado pelo grande volume de água das chuvas que têm caído na capital maranhense nos últimos dias. A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e é parte de um pacote de ações voltadas para a infraestrutura da cidade que estão sendo colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 

Máquinas e agentes municipais trabalharam no local durante toda a manhã executando a retirada dos bueiros danificados para, em seguida, realizar a recuperação da estrutura do sistema de drenagem da avenida. Para impedir que a erosão avance a equipe irá executar o serviço de recuperação de erosão preenchendo a área degradada com concreto rígido.

"Com a execução dessa obra, que segue orientação do prefeito Edivaldo, a via estará segura e com sistema viário eficiente, trazendo conforto e segurança para os usuários da rua e também aos moradores próximos a esse trecho da Avenida Um", disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo. Após a obra de contenção, no local será feito também a recomposição da rua com nova camada asfáltica.

OUTRAS INTERVENÇÕES

Ainda nesta segunda, a Semosp deu continuidade aos serviços de manutenção asfáltica pelas principais avenidas da capital como a São Luís Rei de França, Guajajaras, dos Holandeses e dos Africanos. A ação é realizada por meio do programa Asfalto na Rua.

No fim de semana a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), realizou serviços de contenção de erosão na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Cohafuma. A margem da via foi afetada por erosão que danificou o passeio público do local que fica em frente a um condomínio. No local, as equipes da Semosp realizaram a recuperação do sistema de drenagem e da erosão preenchendo-a com concreto.  

Obra realizada no fim de semana na Jerônimo de Albuquerque

Outra obra para conter avanço de erosão está sendo finalizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Para impedir que a erosão avançasse até a avenida, equipes municipais realizaram a recuperação do talude com uma barreira de contenção feita com sacaria de cimento, técnica chamada de rip-rap.

Além do monitoramento de pontos de erosão em vias urbanas, a secretaria realiza de forma continuada os serviços de limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem, tais como galerias, canais e bueiros para prevenir pontos de alagamentos e diminuir os impactos das fortes chuvas que caem na Ilha nesse período.

 Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem