agencia

Notícias

Quarta-feira, 13/03/2019 - 15h23

Prefeitura de São Luís promoverá campanha de vacinação contra gripe entre 10 de abril e 31 de maio

Público-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, professores, entre outros; a campanha, nacional, integra as ações preventivas de saúde colocadas em prática pela gestão do prefeito Edivaldo na capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Vacinação contra gripe será realizada em São Luís entre 10 de abril e 31 de maioA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar na capital, no período de 10 de abril a 31 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), que terá o 4 de maio como o Dia D de mobilização nacional. Durante toda a campanha a vacina estará disponível, de segunda a sexta-feira, em 67 unidades de saúde da rede municipal. Também serão realizadas imunizações em alguns fins de semana para fazer a vacinação em locais de grande frequência de público. As ações integram as políticas de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 

O público-alvo da campanha inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto). Integram ainda o público prioritário trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que a Semus já está preparando a estrutura para disponibilizar a vacina em toda a cidade. "A vacina protege contra a gripe, uma doença que pode ser evitada, mas quando atinge alguns públicos específicos, como idosos, pode ter complicações; por isso, toda a nossa rede de saúde, por orientação do prefeito Edivaldo, estará integrada na campanha", afirma o secretário.

CARTÃO

A Semus está orientando especialmente pais com crianças, que apresentem o Cartão de Vacina para identificar se o cronograma de imunização está sendo cumprido; pois outras vacinas também estarão disponíveis para completar o esquema vacinal, nos casos em que houver necessidade. A influenza (gripe) é uma infecção viral aguda de grande transmissibilidade, que afeta o sistema respiratório.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem