agencia

Notícias

Sexta-feira, 22/03/2019 - 14h43

Prefeitura celebra cinco anos do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência

Equipamento social implantado na gestão do prefeito Edivaldo atende a pessoas encaminhadas pelos Cras e Creas e também por demanda espontânea

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A primeira-dama Camila Holanda participou das comemorações pelos cinco anos do Centro-DiaMuita emoção e criatividade marcaram as comemorações dos cinco anos de atividades do Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (22), pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas) e em parceria com o Instituto Divinos Servos da Providência. A primeira-dama Camila Holanda participou das celebrações.

A festa de aniversário do Centro-Dia contou com a apresentação teatral do "Jornal Centro-Dia", que mostrou de forma divertida e criativa a trajetória do serviço, através de reportagens e flashes ao vivo, realizados pelos usuários, cuidadores familiares e equipe técnica do Centro.

"Para mim é muito importante estar comemorando mais um ano de atividades deste espaço que faz a diferença na vida de muitas pessoas. Hoje é um dia muito especial e não tem como não nos emocionarmos, porque cuidar de pessoas é o que a gestão do prefeito Edivaldo prioriza", disse a primeira-dama.

Já a titular da Semcas, Andréia Lauande, destacou os avanços do espaço reforçando as políticas sociais implementadas na gestão do prefeito Edivaldo. "Durante o tempo de funcionamento do equipamento social, avançamos muito no atendimento tanto dos usuários quanto de suas famílias. Trabalhamos no sentido de garantir a independência que elas tanto precisam para viverem de forma plena e feliz, reiterando a posição do prefeito Edivaldo no que diz respeito à atenção dispensada a este segmento", enfatizou a secretária.


Para Carlos Rafael, um dos apresentadores do jornal e usuário do equipamento social, foi uma experiência maravilhosa, que trouxe momentos de diversão ao lado dos colegas. "Foi muito legal, nós nos lembramos de ocasiões muito especiais nas reportagens, como as atividades que fizemos durante o São João e as Olimpíadas. Eu gostei demais de ser âncora do jornal", disse o jovem.

CENTRO-DIA  

Centro-Dia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Educacional São José Operário, localizado no bairro Cidade Operária. Os usuários são, em sua maioria, pessoas encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) da capital ou por demanda espontânea, aqueles que procuram o serviço na sede. Eles podem frequentar o Centro diariamente ou em dias alternados, em período integral (10 horas) ou parcial (mínimo de quatro horas), a partir da elaboração de um plano individual e/ou familiar de atendimento.

O espaço tem uma equipe multidisciplinar composta de coordenadores técnicos, psicólogo, terapeuta e cuidadores e atende jovens e adultos com deficiência intelectual e física, promovendo atividades de lazer, educativas, culturais e de capacitação que não têm autonomia e dependem de outras pessoas, assim como suas respectivas famílias.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem