agencia

Notícias

Domingo, 07/04/2019 - 08h51

Obra da Rua Grande executada pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís chega à penúltima quadra

Principal via de comércio popular da cidade, Rua Grande está sendo completamente requalificada; obra no momento se concentram principalmente nas oitavas e nova nona quadra, onde equipes trabalham na retirada do pavimento e na execução dos serviços de drenagem

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 Obra da Rua Grande executadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís chega à penúltima quadra

Falta pouco para que a população de São Luís, que costuma fazer compras na Rua Grande,  e os comerciantes da região, possam desfrutar de um espaço totalmente requalificado. As obras de revitalização da principal rua de comércio da capital chegou nesta semana à penúltima quadra com os serviços de demolição para a retirada do pavimento e drenagem. Os trabalhos estruturais já foram finalizados até a sétima quadra, que receberá ainda bancos em madeira e aço e onde estão sendo instalados os postes para a iluminação da área. Os serviços são executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e fazem parte do grande pacote de ações para a revitalização do Centro da cidade.

"A área central de São Luís tem recebido um investimento que vai além do que se pode mensurar. Os resultados desse trabalho podem ser observados no movimento de pessoas nas praças Deodoro e Panteon. No espaços foram recuperados mais do que uma estrutura física, a obra resgatou parte da nossa história. O ganho para a cidade e para a nossa população é imensurável. Na Rua Grande também já podemos observar o impacto positivo da obra que teve as primeiras quadras entregues no final do ano passado. Com certeza quando concluída irá fomentar o comércio da região e proporcionar a todos que trabalham e circulam pelo local um ambiente mais bonito e com boa infraestrutura", destaca o prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O trabalho na maior área comercial da cidade está em andamento nas oitava e nona quadras. Na nona quadra, penúltima quadra da Rua Grande, equipes trabalham na retirada do pavimento e na execução dos serviços de drenagem. Na oitava quadra, onde se concentra o maior volume de serviços, está sendo realizada a pavimentação em granito e em concreto intertravado na área central da via. Na sétima quadra, todo o pavimento já foi instalado e estão sendo colocados os postes para a iluminação e os bancos em madeira e aço, que também serão instalados na sexta quadra.

O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destaca que o investimento, inserido nas ações do PAC Cidades Históricas, faz parte de outras ações que foram executadas na região do Centro e ainda serão realizadas. "Estamos executando o maior pacote de ações já implementadas nesta região da cidade nos últimos 30 anos, a exemplo da requalificação das praças Deodoro e Panteon e das avenidas Gomes de Castro e Silva Maia. O trabalho conta com a parceria da Prefeitura de São Luís e tem o objetivo de promover a requalificação urbanística de toda a área", conta.

A primeira etapa da obra da Rua Grande, que compreende as quatro primeiras quadras da via, foi entregue dia 22 de dezembro do ano passado com as obras do Complexo Deodoro. A área recebeu, entre outros serviços, novo piso de bloquete intertravado, sistema de esgotamento sanitário, obras de drenagem profunda, instalação elétrica subterrânea e novo posteamento de iluminação pública. O espaço foi contemplado, ainda, com bancos confeccionados em madeira e aço. Todas as quadras terão o mesmo padrão.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem