agencia

Notícias

Sábado, 06/04/2019 - 08h12

Prefeitura combate insegurança alimentar com programa Peixe Solidário; mais de 153 toneladas foram entregues este ano

Ação colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo alcança população em vulnerabilidade alimentar e, nesta ápoca de chuvas, se estende a áreas mais afetadas; o trabalho prossegue durante a Semana Santa quando aumenta o consumo de pescado

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Programa Peixe Solidário durante entrega do alimento no bairro Sá VianaMais de 153 toneladas de pescado foram distribuídas pela Prefeitura de São Luís de janeiro a 5 de abril deste ano, por meio do programa Peixe Solidário. São milhares de pessoas beneficiadas com alimento contribuindo para uma refeição mais nutritiva e de qualidade. A iniciativa foi intensificada integrando o pacote de medidas assistenciais desenvolvidos pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para atender os afetados pelas últimas chuvas. O trabalho prossegue durante a Semana Santa, entre os dias 15 e 17 de abril.

"O programa tem uma peculiaridade por garantir na mesa das famílias um produto que deve estar inserido na dieta e que, muitas vezes, sai caro, principalmente nesta época em que se aproximam as comemorações da Páscoa. O prefeito Edivaldo foi sensível ao implantar este programa em benefício das pessoas que mais precisam", avalia a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro.

Esta semana, a Prefeitura realizou três entregas. Na quarta-feira (3), a distribuição totalizou 12 toneladas para cerca de seis mil famílias. Entre estas, moradores de áreas diretamente afetadas pelas chuvas. Foram contemplados moradores dos bairros Sá Viana, Salina do Sacavém, Vila Itamar e Ponta do Bonfim.

Uma edição extra foi realizada na quinta-feira (4), na União de Moradores Vila Bacanga, destinada às famílias que sofreram com as chuvas no bairro. Na ação extra, foram distribuídas aproximadamente três toneladas de peixes para 1,5 mil pessoas. 

Na sexta-feira (5), o Peixe Solidário distribuiu pescado nos bairros Cantinho Céu, Recanto do Olho d'Água, Jaracati e Recanto dos Pássaros, totalizando 12 toneladas e contemplando seis mil pessoas. O público beneficiado são pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O programa é desenvolvido pela gestão municipal com recursos próprios.

SEMANA SANTA

O cronograma de distribuição será reforçado também durante a Semana Santa. De 15 a 17 de abril, a Semsa disponibiliza o pescado para moradores de diversos bairros da capital. "Neste período é maior o consumo de pescado e cresce também a busca pelo produto nos mercados. Dessa forma, a Prefeitura garante que as famílias possam ter este alimento e ainda, economizar no orçamento", enfatizou Fatima Ribeiro. Os bairros contemplados são aqueles identificados como de alto índice de insegurança alimentar e nutricional.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem