agencia

Notícias

Segunda-feira, 15/04/2019 - 16h23

Prefeitura de São Luís envolve várias secretarias com ações e serviços para a 'Via Sacra' no Anjo da Guarda

Com pacote de ações de infraestrutura, trânsito e capacitação, gestão do prefeito Edivaldo contribui para a realização do espetáculo que reunirá uma multidão nas ruas do Anjo da Guarda durante apresentação nesta quinta e sexta-feira

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

 

A 38ª edição do espetáculo 'Via Sacra', montado pelo grupo Grita no bairro Anjo da Guarda, tem amplo apoio da Prefeitura de São Luís. Uma das maiores atrações religiosas do estado, a peça este ano tem como tema "Guia-me pelas veredas da Igualdade e da Justiça" e ocorrerá nos dias 18 e 19 de abril. Para a realização do grande espetáculo a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior coloca à disposição da comunidade uma estrutura com múltiplas ações e adensamento de serviços demandados pela grandiosidade da encenação. 

Na implementação destas ações, a Prefeitura mobiliza várias secretarias. As ações articuladas são conjuntamente desenvolvidas pelas secretarias de Obras e Serviços Públicas (Semosp), Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), Comitê Gestor de Limpeza, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Secretaria Municipal de Turismo (Setur), Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e de Habitação e Urbanismo; entre outras. 

Além da limpeza, a Prefeitura promove diversas intervenções urbanas, como a poda e supressão de árvores, limpeza de galerias, pinturas de meio-fio das principais vias do bairro e reforça a iluminação pública e manutenção asfáltica. A SMTT irá atuar no disciplinamento do trânsito e a Secretaria de Habitação, por meio da Blitz Urbana, no do comércio informal. A Semusc irá atuar com um contingente de 50 guardas municipais, seis viaturas e mais um ônibus. "Participamos de todo o planejamento junto com a Polícia Militar, que vai atuar na  segurança. Também vamos dá suporte à SMTT, na parte de trânsito. Desta forma, seguimos orientação do prefeito Edivaldo que recomenda total vigilância e cuidado com o público e o espetáculo", informa o secretário da Semusc, Heryco Coqueiro.

AÇÕES DE LIMPEZA E INFRAESTRUTURA 

Além das ações regulares de limpeza no bairro, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana ampliou o número de equipes para alcançar as praças do Viva Anjo da Guarda; da Ressurreição, local de culminância do espetáculo; do Anjo; do Anfiteatro e do Recanto. Até o início das apresentações, os locais irão receber serviços de varrição, capina e roçagem. "Estamos apoiando esse espetáculo que reconhecemos como sendo esforço coletivo de uma comunidade com a ampliação dos nossos serviços para que tanto a comunidade como os visitantes tenham um ambiente agradável e salubre", garante a presidente do Comitê, Carolina Moraes Estrela.

No período que antecede a montagem do espetáculo, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana intensificou a remoção de lixo descartado irregularmente em vários pontos do Anjo da Guarda. As ações de limpeza se estendem às avenidas Portugueses e Moçambique.Nos dois dias de apresentação, equipes de plantão da limpeza urbana vão fazer a varrição do circuito, evitando o acúmulo de lixo nos pontos onde ocorrerão as apresentações. As equipes retornam no dia seguinte para finalizar os serviços de limpeza após o término da programação. 

Desde esta segunda-feira (15), o Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), executa intervenções paisagística de poda, capina e prevenção técnica das áreas localizadas no percurso do espetáculo, de forma a garantir tranquilidade e segurança ao público assistente.

Por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura reforçou a iluminação pública no percurso da encenação. Foram instalados projetores de luz em ruas e avenidas e feita a manutenção do sistema elétrico de toda região. "A iluminação será reforçada especialmente nos locais onde terão maior concentração de pessoas e também em áreas de estacionamentos provisórios. A determinação do prefeito Edivaldo é garantir o bem-estar e a segurança para todos que vão prestigiar o espetáculo religioso feito para vivenciar a missão de Jesus", disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.  

O projeto de iluminação para o evento prevê a instalação de 104 projetores de luz, 82 com potência de 400W e 22 projetores de 1000W distribuídos nas avenidas Moçambique, Dinamarca, Vaticano, Palestina e nas praças da Paixão, do Anjo e da Ressurreição. Pode ocorrer alterações na quantidade dos refletores conforme a necessidade do ambiente.

A Semosp também procedeu com a limpeza e desobstrução de galerias no percurso conhecido como Circuito da Fé. Os serviços foram realizados com auxílio de caminhão hidrojato. A ação evita o acúmulo de água em vias caso ocorra precipitações de chuvas nos dias de apresentação do espetáculo. No local também está sendo realizada a manutenção asfáltica das vias. 

 

CAPACITAÇÕES

Na área do turismo, a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) ofereceu aos moradores que participam do espetáculo o curso Qualidade no Atendimento para Recepcionistas. "Levar a capacitação para os profissionais que fazem este espetáculo beneficia tanto a Prefeitura, por prestar serviços à comunidade, quanto a comunidade. Sai todo mundo ganhando", ressalta a secretária de Turismo, Socorro Araújo.

Para capacitar os vendedores de alimentos que atuarão no Circuito da Fé a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) ofereceu o curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. A capacitação, uma exigência da Vigilância Sanitária, ministrada por nutricionistas da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), integra a política de geração de emprego e renda implementada pela gestão do prefeito Edivaldo.

"É um diferencial por qualificar e formalizar os vendedores informais e pessoas que atuam neste ramo para a atividade. Desta forma, a Prefeitura chama a atenção ao trato correto com os alimentos, respeitando a legislação e, ao mesmo tempo, zelando pela saúde dos consumidores", afirma a titular da Semsa, Fatima Ribeiro. Após a capacitação, o vendedor está apto a obter o documento que valida e confirma sua adequação para o trabalho na venda informal.

SOBRE O ESPETÁCULO 


Acompanhado por milhares de pessoas, entre moradores de São Luís, maranhenses e visitantes de outros estados, o espetáculo acontece a céu aberto e se desenrola no percurso de dois quilômetros, repetindo uma tradição religiosa: paixão e morte de Jesus Cristo. Há cenários montados em quatro pontos do bairro: Recanto da Paixão, Largo do Teatro, Praça do Anjo e, por fim, na Praça da Ressurreição.

Para o diretor cênico da peça e presidente do Grupo Grita, Carl Pinheiro, o apoio da Prefeitura é uma tradição na montagem do espetáculo. "Todos os anos solicitamos ao poder público municipal a intensificação dos serviços de limpeza das vias públicas onde o espetáculo se desenrola e nas circunvizinhanças, com objetivo de facilitar a mobilidade do público que assiste à Via Sacra", relata o diretor teatral.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem