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Sábado, 13/04/2019 - 10h15

Prefeitura lançará aplicativo da limpeza urbana para facilitar ainda mais acesso da população aos serviços públicos

O download da ferramenta, que faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo, estará disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store

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Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura lançará aplicativo da limpeza urbana para facilitar ainda mais acesso da população aos serviços públicos

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, lançará o aplicativo Cidadão Limpeza, plataforma que reunirá informações sobre todos os serviços de limpeza, coleta e destinação de resíduos da capital. Com a ferramenta será possível solicitar serviços, saber os dias de coleta nos bairros, denunciar o descarte irregular pela cidade, obter informações sobre os Ecopontos, sobre a legislação municipal de limpeza urbana entre outras. O lançamento do aplicativo faz parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior e inclui a reestruturação da Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana. O download da ferramenta estará disponível gratuitamente na Play Store e na Apple Store.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, o aplicativo, que será disponibilizado em breve, vem sendo planejado há algum tempo e faz parte dos investimentos previstos no processo de profissionalização da gestão de resíduos sólidos em São Luís.  O processo incluiu ainda a implantação do Sistema de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Limpeza Urbana e o cadastramento dos grandes geradores de resíduos sólidos como forma de modernizar e otimizar a prestação dos serviços.

Agora, esta plataforma que já é utilizada de forma interna na gestão dos serviços feita pela Prefeitura, será disponibilizada também ao cidadão com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de limpeza urbana. "O aplicativo, que esta sendo implantado por orientação do prefeito Edivaldo, vai centralizar todos os nossos serviços e informações, além de ser uma ferramenta importante para a fiscalização e combate ao descarte irregular de resíduos na cidade. Ele vai ser mais um canal entre o cidadão e a Prefeitura de São Luís", destacou a presidente do Comitê.

INFORMAÇÕES

A ferramenta informará os endereços de todos os Ecopontos em São Luís, horários de funcionamento e que tipo de resíduo pode ser entregue nestes equipamentos. No aplicativo também será informado o dia e frequência da coleta domiciliar e como o cidadão deve fazer a separação e acondicionamento do resíduo. Será possível ainda solicitar serviços como a capina e roçagem de logradouros, a remoção manual e mecanizada em pontos de descarte irregular. As demandas poderão ser acompanhadas pelo aplicativo.

O aplicativo Cidadão Limpeza será ainda uma importante ferramenta no combate ao descarte irregular de resíduos pela cidade, pois por meio dele a comunidade poderá denunciar a prática, inclusive, enviando imagens (fotos e vídeos) que permitam a identificação dos autores. O material servirá de base para que sejam aplicadas as sanções previstas na Lei Municipal Nº 6.321/2018, que prevê multa para quem descarta o resíduo irregularmente e organiza todo o Sistema de Fiscalização do Serviço de Limpeza Urbana de São Luís.

NOVA CENTRAL DE ATENDIMENTO

O lançamento do aplicativo faz parte da reestruturação da Central de Atendimento do Comitê Gestor Limpeza Urbana, serviço telefônico pelo qual a população de São Luís pode solicitar serviços de limpeza, tirar dúvidas sobre o serviço de coleta domiciliar, como os dias e horários de coleta nos bairros, saber a localização dos Ecopontos, bem como os tipos de recebidos, além de denunciar pontos de descarte irregular de resíduos sólidos pela cidade.

A central será ampliada e funcionará com estrutura de call center. A mudança permitirá a expansão e aprimoramento do serviço que terá um número maior de linhas e de atendentes, diminuindo o tempo de espera do cidadão e facilitando o acesso aos serviços disponibilizados. Ao longo de 2018, a Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana recebeu cerca de duas mil ligações.

A Central de Atendimento funciona de forma integrada ao Sistema de Monitoramento da Limpeza Urbana, onde são fiscalizadas em tempo real o cumprimento das rotas preestabelecidas dos veículos que realizam a coleta domiciliar e das equipes de trabalho que realizam os serviços de capina e varrição, assegurando, assim, a regularidade do serviço prestado.

SAIBA MAIS
Central de Atendimento do Comitê Gestor Limpeza Urbana
0800 098 1636

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