agencia

Notícias

Domingo, 12/05/2019 - 12h25

Com ações educativas, gestão do prefeito Edivaldo reforça campanha Maio Amarelo na capital

Ações integram movimento nacional que chama atenção da sociedade para o elevado índice de acidentes de trânsito; em São Luís, gestão do prefeito Edivaldo intensifica a conscientização de condutores e pedestres para um trânsito seguro

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Campanha Maio Amarelo chama a tenção para a necessidade de segurança no trânsito Com blitzes educativas em diversas áreas da cidades e outras ações, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está intensificando o trabalho de conscientização de condutores e pedestres para a promoção de um trânsito mais seguro. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), integra as ações do movimento internacional Maio Amarelo, que, com o tema "No trânsito, o sentido é a vida", tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o elevado índice de acidentes de trânsito por todo o mundo. Em São Luís, a programação inclui ainda palestras em escolas.

O trabalho na área de educação para o trânsito faz-se ainda mais necessário por conta do aumento na frota de veículos em São Luís. De 2013 para 2019, a frota de veículos em São Luís cresceu em quase 24%. Segundo dados registrados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran), em 2013 circulavam pela cidade 323.271 veículos entre automóveis, motocicletas, ônibus, caminhonetes, caminhões, micro ônibus entre outros. Em 2019 esse número subiu para 400.760.

O trabalho de sensibilização da sociedade faz parte de um conjunto de iniciativas implementadas pela gestão municipal para prevenir os acidentes de trânsito na cidade. "Neste trabalho, desejamos contar com o apoio da população, tanto condutores quanto pedestres. Todos nós somos responsáveis por promover a segurança no trânsito, considerando que há um conjunto de posturas que devem ser adotadas individualmente. Na gestão do prefeito Edivaldo, temos avançando em ações para que o trânsito da cidade seja mais seguro para todos. Entre as medidas, podemos citar o reforço na sinalização e nas ações educativas", disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros.

Durante todo o mês de maio, o trabalho permanente na área de educação para o trânsito vem sendo intensificado, a fim de contribuir com o movimento internacional. Blitzes educativas estão sendo realizadas nas principais avenidas da cidade como a Daniel de La Touche e Franceses, e em vias de grande fluxo de veículos como a Rua das Cajazeiras. Com a Turma do Joca distribuindo panfletos educativos, a proposta das intervenções é chamar a atenção dos condutores para a importância da adoção de medidas como usar o cinto de segurança, respeitar os limites de velocidade das vias, não beber se for dirigir e não utilizar o celular quando estiver ao volante.

A coordenadora da área de Educação para o Trânsito da SMTT, Ana Lea Carvalho, destaca o objetivo das blitzes educativas. "Nossa intenção é estimular o respeito às leis de trânsito e ao próximo, garantir a tranquilidade e melhor fluidez do trânsito, promover uma reflexão acerca da importância de cada um na contribuição para a redução do número de acidentes como, por exemplo, o atropelamento, e promover a paz no trânsito", enfatiza a coordenadora.

As ações contam com a parceria de órgãos públicos como o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV), além de empresas privadas como a Escola Maple Bear e o Colégio Marista. Nas escolas, palestras serão realizadas com o objetivo de mostrar às crianças e jovens a importância do respeito às regras de normas do trânsito para a convivência em grupo; formar cidadãos críticos para as questões da educação no trânsito; e promover uma reflexão sobre trânsito e cidadania.

Nesta semana, ações foram realizadas em avenidas como Daniel de la Touche, em frente ao Shopping da Ilha; e Holandeses, nas proximidades do Colégio Marista, no Araçagi. Até o final do mês, o trabalho educativo alcançará também públicos de terminais de integração, faculdades e outras escolas.

Nesta segunda-feira (13), a SMTT, por meio da coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coetran) realizará atividades nas faixas de pedestres de maior demanda da Avenida Colares Moreira, no bairro Renascença, para levar segurança e conscientização aos usuários deste importante corredor viário que liga diversos bairros ao centro da cidade.

MAIO AMARELO

O Movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é promover uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Ainda em apoio à campanha Maio Amarelo, a Prefeitura de São Luís trocou a iluminação artística de prédios históricos e outros espaços públicos da capital. Dessa forma, as fachadas da Casa do Maranhão, localizada na Beira-Mar; do Palácio dos Leões (sede Governo do Maranhão), no Centro Histórico, e todo o Forte de Santo Antônio, na Ponta d'Areia, estão com iluminação especial no tom amarelo durante todo o mês de maio. As luzes na cor amarela também iluminam toda a extensão da ponte Bandeira Tribuzzi. A cor amarela é utilizada por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem