agencia

Notícias

Quarta-feira, 08/05/2019 - 13h54

Prefeitura leva ações do programa Todos por São Luís a moradores do bairro Cidade Olímpica

Programação contempla serviços de saúde e oficinas e é voltada para as mães do bairro; ações são parte da política do programa criado pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Participantes da oficina de origami ofertada pela Prefeitura de São Luís exibem suas criações A gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio do programa Todos por São Luís realiza, na Associação de Moradores da Cidade Olímpica (AMCO), durante toda esta semana, programação especial com oferecimento de oficinas de artesanato, beleza, palestras e atendimentos com serviços de saúde. A programação é dirigida especialmente às mães e segue até o próximo sábado (11), com a participação das secretarias municipais de Saúde e de Governo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cruz Vermelha e outros parceiros do programa da Prefeitura de São Luís.

Integrante da equipe técnica do programa Todos por São Luís, Ariovaldo Martins diz que a ação aproxima ainda mais a gestão do prefeito Edivaldo da comunidade. "Aqui na Cidade Olímpica é mais uma ação do programa Todos por São Luís, como realizamos em outros bairros da cidade. Com nossos parceiros do programa, estamos oferecendo oficinas, palestra e aproximando outros serviços da Prefeitura como de saúde e assistência social, da população", afirmou Ariovaldo Martins.

Pelo menos 20 mulheres participaram na terça-feira (7) da oficina de origami, a primeira desta modalidade de artesanato oferecida pela Associação às moradoras da Cidade Olímpica. Ministrada por Concita Fernandes e Jacqueline Buna, da equipe do programa Todos por São Luís, a oficina foi uma das mais concorridas da programação especial para o Dia das Mães na associação. Segundo a presidente da AMCO, Kênia Delani, as vagas oferecidas foram todas preenchidas devido à grande procura. Isso tem se repetido em outras oficinas.

Devido ao sucesso da oficina de beleza, a associação abriu uma exceção na programação para atender à grande demanda. "É uma oportunidade que estamos oferecendo para que as pessoas possam adquirir meios para obter uma renda extra. Em relação à oficina de beleza, nosso público além de adquirir conhecimento sobre a profissão, também usufruiu dos serviços oferecidos", destacou a líder comunitária. As profissionais da oficina de beleza são voluntárias do próprio bairro.

No trabalho comunitário, Kênia Delani conta com a colaboração de outras pessoas que respondem por programas diversos. Mary Márcia, por exemplo, preside o Pacto pela Vida, instalado na sede da associação. O pastor Domingos Pinheiro também colabora com as atividades diárias e programações especiais.

SERVIÇOS

Entre os serviços de saúde, as consultas com clínico geral disponibilizado pela Semus têm grande procura. Além de consulta, estão sendo oferecidas vacinações conta gripe, testes rápidos de HIV e hepatites virais. Profissionais da área também apresentaram palestras informativas sobre problemas da saúde como hipertensão e diabetes. A Cruz Vermelha fez doação de roupas que estão sendo distribuídas para a comunidade.

Maria Célia Ramos, mãe de dois filhos e dona de casa, moradora da Cidade Olímpia há 20 anos, considerou a ação uma oportunidade de aprendizado e de perspectiva de obter alguma renda. "Achei maravilhosa esta iniciativa. As oficinas são boas para a gente aprender alguma coisa. Além disso me sinto muito bem convivendo com pessoas amigas", afirmou a moradora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem