agencia

Notícias

Sábado, 18/05/2019 - 07h50

Equipe do Samu da Prefeitura de São Luís participa de simulação realística com vítimas de afogamento

Participaram da ação, que faz parte da programação da Semana de Enfermagem, parceiros como Corpo de Bombeiros e o Centro Tático Aéreo; simulações fazem parte da rotina de treinamento do Samu, que tem recebido investimentos da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Samu, Bombeiros, GTA e Coren fazem simulação de socorro em afogamentos na praia Olho d’ÁguaA Prefeitura de São Luís, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Centro Tático Aéreo (CTA) realizaram uma simulação realística com cinco vítimas de afogamento. A ação, que fez parte da programação da 25ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), aconteceu, na sexta-feira (17) na Praia Ponta d'Areia. Do Hotel Rio Poty, os participantes do encontro acompanharam a atuação dos profissionais. As simulações realísticas já fazem parte da rotina de treinamento do profissionais do Samu, serviço que na gestão do prefeito Edivaldo tem recebido uma atenção especial.

Ciente da importância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a gestão do prefeito Edivaldo tem investido cada vez mais no serviço, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento às chamadas da população. Além dos constantes treinamentos, houve a renovação da frota com a entrega de 10 novas ambulâncias e a descentralização das bases, hoje estrategicamente distribuídas na cidade. Com ações como essas, a gestão do prefeito Edivaldo tem contribuído para a redução do tempo-resposta da solicitação.

A diretora do Samu, Priscila Barros, ressaltou a importância da simulação na rotina dos profissionais. "O objetivo é estar mais próximo do real para que os profissionais estejam preparados para, a qualquer momento, atuarem em situações adversas. Nesse evento simulado, tivemos múltiplas vítimas e contamos com a atuação de parceiros que possuem protocolos próprios de atendimento" disse a diretora. Por orientação do prefeito Edivaldo o trabalhando em conjunto está cada vez mais sendo aperfeiçoado em prol das vidas que podem ser salvas.

Na simulação, o resgate de cinco vítimas de afogamento foi realizado pelo CTA e pelo Corpo de Bombeiros. Já na areia, 20 profissionais do Samu se dividiam para realizar o atendimento pré-hospitalar. O objetivo era executar, no menor tempo possível, todos os procedimentos necessários para salvar a vida das cinco vítimas, duas classificadas como graves, uma com risco moderado e duas de risco leve. Para tornar a situação ainda mais real, durante o atendimento os profissionais precisaram, ainda, lidar com os familiares das vítimas.

Para o presidente do Coren, Jamson Oliveira, a parceria com o Samu e os demais órgãos contribuiu com o objetivo do evento. "Essa simulação demonstra o trabalho efetivo do profissional de enfermagem no contexto do atendimento, bem como a importância do trabalho multidisciplinar. Com essa ação, o Samu vem reforçar a demonstração do quão importante é o profissional de enfermagem na sociedade", disse o presidente do conselho que organizou a Semana de Enfermagem.

Acadêmicos de Enfermagem tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a simulação. "Como futuros enfermeiros, a gente vê o quanto esse conhecimento específico e especializado é importante no nosso dia a dia profissional. É nessa prática que a gente observa e comprova o quanto os cuidados certos na hora certa fazem a diferença na hora de salvar uma vida", disse a acadêmica Rayssa Braga. 

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo, Munilso Rocha, também acompanhou a simulação e avaliou positivamente a atuação dos profissionais. "É uma oportunidade de fazer com que os profissionais possam aprimorar suas técnicas, como, no caso dos bombeiro, o nado resgate, além de promover a integração entre os órgãos. Um dos pontos cruciais para o salvamento é o atendimento pré-hospitalar realizado de forma brilhante pelos profissionais do Samu", disse.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem