agencia

Notícias

Segunda-feira, 20/05/2019 - 14h47

Sala do Empreendedor criada na gestão do prefeito Edivaldo recebe programação especial da Semana do MEI

O evento, realizado pelo Sebarae-MA em parceria com a Prefeitura, leva para a área Itaqui-Bacanga oficinas, palestras e orientações técnicas ao espaço que tem como função auxiliar na formalização de micros e pequenos empreendedores

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Sala do Empreendedor é espaço para incentivar formalização de micros e pequenos empresáriosA Sala do Empreendedor, espaço criado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior com o objetivo de simplificar, agilizar e desburocratizar os processos de abertura, formalização e baixa de empresas na capital, vai receber, a partir desta terça-feira (21) até quinta-feira (23), uma programação especial de atividades como parte das ações da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebarae-MA) em parceria com a Prefeitura de São Luís, de 20 a 24 deste mês, tem como objetivo promover a capacitação dos microempreendedores por meio de oficinas, palestras e orientações técnicas nesse período.

As atividades na Sala do Empreendedor, que funciona nas instalações do Centro de Trabalho e Cidadania - Casa Brasil, no Anjo da Guarda, têm a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan). A ações pela Semana do MEI no espaço visam atender cerca de 300 participantes microempreendedores da região Itaqui-Bacanga.

"A sala do empreendedor, criada na gestão do prefeito Edivaldo, vem desenvolvendo um importante trabalho de fomento ao empreendedorismo apresentando informações sobre créditos, abertura e formalização de pequenos negócios. Nesta semana de mobilização, que acontece em todos os estados brasileiros, estamos ampliando com a parceria do Sebrae as ações visando criar mais oportunidades de trabalho e renda para a população, sobretudo para os moradores da região do Itaqui-Bacanga", destacou o titular da Seplan, José Cursino Raposo Moreira

Entre as atividades realizadas na Semana do MEI, na Sala do Empreendedor, estão oficinas e palestras sobre 'Empreendedorismo', às 11h, e 'Sei Controlar Fluxo de Caixa', às 14h, ambas as atividades nesta terça-feira (21). Na quarta-feira (22), será realizada palestra sobre 'Microcrédito Orientado', às 9h, e a oficina 'Serviços Online para o MEI', às 14h. Nesse mesmo dia serão realizados ainda atendimentos aos parceiros, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no local.

A Semana do MEI na Sala do Empreendedor encerra com as palestras 'Formação de Preço', às 9h, e 'Sei Aumentar as Vendas', às 14h. Também haverá atendimento aos parceiros, pela manhã e tarde, para prestar orientações acerca da formalização e melhoria da gestão do seu negócio e tirar dúvidas com relação à atividade.

Com a Sala do Empreendedor, a gestão do prefeito Edivaldo tem estimulado a desburocratização e a simplificação do processo de formalização de empresas locais, além de desenvolver no espaço diversas atividades de apoio ao empreendedorismo. No local são prestados serviços básicos necessários à formalização e funcionamento de micro e pequenos negócios. Também fazem parte do conjunto de serviços oferecidos na Sala do Empreendedor a oferta de microcrédito produtivo, em parceria com instituições bancárias; e a realização de cursos, treinamentos, palestras e capacitações.

SERVIÇOS

No fim do ano passado, visando reforçar as ações ofertadas no espaço, a Prefeitura de São Luís assinou acordo de cooperação técnica com o Sebrae-MA, para que o serviço passasse a operar fisicamente no local, fazendo parte da Sala do Empreendedor. A partir da assinatura do acordo, a Sala passou a contar com quatro Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), devidamente capacitados pelo Sebrae para receber os empreendedores.

Além disso, o público assistido conta também com o apoio de instituições parceiras, como Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio) e Associação Comercial do Maranhão, ACM, que também disponibilizam ações e serviços no local.

Todos os serviços no espaço são realizados gratuitamente e implementado com estrutura de informática e funcionários capacitados para prestarem serviço de legalização e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), das Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Conforme dados da Seplan, no primeiro trimestre de 2019, foram realizados na Sala do Empreendedor, 276 atendimentos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem