agencia

Notícias

Quarta-feira, 22/05/2019 - 15h51

Prefeitura apresenta ao trade turístico dados que refletem o fomento da gestão do prefeito Edivaldo ao setor

Encontro reuniu empresários e instituições ligadas ao turismo na capital; na ocasião, foram apresentados dados positivos a partir de pesquisas realizadas pelo Observatório do Turismo no Maranhão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura apresenta ao trade turístico dados que refletem o fomento da gestão do prefeito Edivaldo ao setorResultados positivos no setor turístico da capital, mostrados por meio de pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo no Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís, foi um do temas apresentados nesta quarta-feira (22), em mais uma edição do "Café com Trade", iniciativa promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O evento, realizado no Centro Cultural do Ministério Público, reuniu empresários e instituições ligadas ao setor turístico na capital maranhense para apresentar um balanço das ações municipais na área, no último semestre, e também receber sugestões sobre possíveis iniciativas de fomento do turismo local.

Na ocasião, a titular da Setur, Socorro Araújo, apresentou dados positivos da pesquisa divulgada pelo Observatório do Turismo no Maranhão, acerca de alguns aspectos relativos às impressões dos visitantes sobre os eventos culturais e pontos turísticos da capital. Entre eles, a constatação de que 90% dos que visitaram a cidade durante o Carnaval aprovaram a estadia na cidade, resultado dos investimentos realizados nos segmentos variados como cultura, turismo e segurança. Ainda sobre o Carnaval, a pesquisa revela que 82,5% do público recomendaria a folia em São Luís para outras pessoas e pretende voltar novamente à capital nesse período.

"Muitas das idéias, ações, projetos e programas de fomento ao turismo local são idealizadas e discutidas aqui, nas edições do 'Café com Trade'. Por isso é também salutar que prestemos conta dos resultados obtidos dessas iniciativas. O prefeito Edivaldo tem o evento como uma ferramenta democrática em favor do desenvolvimento do turismo local, no qual todos os segmentos envolvimento são ouvidos e consultados", observou Socorro Araújo.

Outro dado positivo apresentado pela secretária no evento, obtido também por meio da pesquisa feita pelo Observatório do Turismo do Maranhão, é com relação ao aumento do número de visitações ao Complexo Deodoro, que aparece entre os destaques na resposta dos turistas sobre visitação a locais turísticos da capital. O complexo Deodoro, antes esquecido e fora do roteiro de passeios, é, atualmente, um dos pontos mais frequentados, depois do Centro Histórico e das praias. O aumento do movimento no local é resultado das obras de revitalização entregues em dezembro passado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís.

Ainda com relação aos lugares visitados, os entrevistados foram mais às praias (30%) e ao Centro Histórico (28%). Logo em seguida vem a Praça Deodoro (15%) e o Espigão (9%). 78% deles são do próprio Nordeste, 12% do Norte, 6% do Sudeste e 4% do Sul do Brasil. A mesma sondagem aponta que a experiência de visita a São Luís superou o índice de 88% positivo para os turistas entrevistados.

Socorro Araújo destacou ainda, na sua explanação, os eventos Sarau Histórico, Passeio Serenata, Roteiro do Reggae, Férias Culturais e Conheça São Luís, todos criados na gestão do prefeito Edivaldo para enaltecer a cultura local, como iniciativas que ajudaram a consolidar a importância histórica e cultural de São Luís como cidade patrimônio cultural da humanidade. Os eventos, segundo a gestora do turismo, contribuíram fortemente para que os visitantes conhecessem melhor a história, as lendas e hábitos de São Luís, e também para que os moradores da Ilha capital tivessem maior sentimento de pertencimento sobre a cidade em que vivem. Os projetos foram consagrados na última temporada pela grande participação popular.

Também presente ao evento, o secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou o evento como uma iniciativa importante para o sucesso de uma área tão essencial como é o turismo, principalmente para uma cidade como São Luís que é patrimônio cultural da humanidade. "O diálogo, com certeza, é sempre o passo mais importante para a concretização de qualquer projeto. E é isso o que se faz aqui, para estreitarmos as relações entre todos os segmentos que buscam melhorias para o setor. O Governo do Estado, que já é parceiro da Prefeitura de São Luís em muitas ações, não poderia ficar fora dessa iniciativa aqui também, para dar sua contribuição e colaborar em todo o processo de discussão em favor do crescimento do turismo do Maranhão e da capital", disse o gestor estadual do Turismo.

CENTRO CULTURAL

Nesta edição do "Café com Trade", foi apresentado o Centro Cultural do Ministério Público como mais uma opção para eventos em São Luís. Na ocasião, o diretor de Planejamento e Gestão do Ministério Público, Raimundo Nonato Leite Filho, que representou o órgão no evento, falou da importância de promover o diálogo entre os segmentos afins ao turismo.

"É fundamental que todas as instituições se unam em favor das políticas públicas que promovam o desenvolvimento da cidade. E o Ministério Público pode dar a sua parcela de contribuição e fazer parte dessas discussões que contribuem com o bem-estar da cidade e da população", pontuou.

Representando a Sindicato de Bares e Restaurantes do Maranhão, o presidente do órgão, Francisco Neto, destacou a relevância das discussões apresentadas no "Café com Trade". "É de extrema importância para todos nós do trade turístico local fazermos parte de todo o processo de discussão sobre o que é importante para o setor e para a cidade. Isso se consegue ouvindo todas as expertises, para avaliar e poder opinar sobre as questões apresentadas. O poder público não tem como trabalhar sozinho, é necessário a aproximação e o diálogo com todos os segmentos para o desenvolvimento de ações que em prol do turismo de negócio, de aventura, religioso, entre outros segmentos turísticos de grande valor para a cidade", disse.

No evento, a diretora da Taguatur Turismo, também considera importante o diálogo promovido pelo "Café com Trade". "Esses encontros nos oportuniza trocar idéias, dar sugestões, observar as experiências exitosas e contribuir com todo o processo com vistas ao desenvolvimento da indústria turística local", concluiu.

Participaram ainda do evento, o gerente da Unidade do Sebrae em São Luís, Mauro Formiga; a representante do Senac-MA, Gabriela Saraiva, entre outros representantes de órgãos de fomento do setor turístico na capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem