agencia

Notícias

Quinta-feira, 23/05/2019 - 15h02

Nova Unidade de Saúde Cintra ampliará rede de atendimento da atenção básica ofertada pela gestão do prefeito Edivaldo

Reforma da Unidade Básica de Saúde Cintra, resultado de parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado e entregue nesta quinta-feira (23), vai reforçar os serviços na região e atenderá à comunidade escolar bem como os moradores do bairro Anil e adjacências

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Nova UBS Cintra vai ampliar rede de atendimento da atenção básica ofertada pela gestão do prefeito EdivaldoA nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Cintra, reformada por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, vai ampliar ainda mais a rede de atendimento da atenção básica ofertada na capital pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. A reestruturação da unidade de saúde permitirá o reforço de serviços que serão oferecidos à comunidade escolar, já que funciona em anexo ao Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), e moradores do entorno. A entrega do equipamento de saúde ocorreu nesta quinta-feira (23).

Representando o prefeito Edivaldo na inauguração da UBS, o vice-prefeito Julio Pinheiro destacou avanços da gestão municipal na área da saúde. "A gestão do prefeito Edivaldo vem organizando a rede municipal de saúde, dando celeridade às marcações de consulta, por exemplo, e, com parcerias como essa, melhorando as condições estruturais das unidades de saúde para que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor. A situação econômica não tem sido favorável, portanto esse esforço conjunto é indispensável na promoção das políticas públicas", destacou o vice-prefeito.

A reforma da unidade de saúde foi viabilizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Durante a entrega da UBS, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, reforçou a importância de parcerias como essa na promoção das políticas públicas. "Com essa parceria, entregamos uma unidade de saúde nova, funcionando plenamente e com novos serviços para atender tanto a comunidade escolar como os moradores do Anil de áreas adjacentes. Estamos muito orgulhosos de estarmos aqui como representantes do governo do Estado ao lado da Prefeitura de São Luís mostrando para a população como é que se trabalha, de forma unida, com políticas públicas que podem ser revertidas em prol da população", afirmou o secretário. 

 O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explicou que além de atender a comunidade escolar do Cintra, o equipamento de saúde irá beneficiar os moradores do Anil e adjacências com um atendimento mais qualificado. "Vamos passar a oferecer serviços em áreas como a da saúde bucal, além de fortalecer as estratégias do Programa Saúde da Família. Então, a reforma, para além da estrutura, permitirá a ampliação da capacidade de atendimento com serviços mais completos na área da atenção básica", ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

SERVIÇOS

O equipamento, que antes funcionava como um posto de saúde, passa a oferecer os serviços de uma Unidade Básica de Saúde, como imunização, consultas médicas, fornecimento de medicação básica, entre outros. A nova estrutura da UBS conta com recepção, banheiros acessíveis, sala de triagem e procedimentos, consultório odontológico, três consultórios médicos, farmácia e salas de vacinação, curativo e esterilização.

Quem também comemora a nova UBS são os alunos do Cintra. "Hoje é um grande dia. Será uma grande oportunidade da gente poder cuidar da nossa saúde no mesmo lugar onde a gente cuida da nossa educação", disse a estudante Luiza Vartuli, 14 anos.

ATENÇÃO BÁSICA

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, as Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel central na garantia de acesso a uma atenção à saúde de qualidade, desenvolvendo um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. Considerando a importância desse papel desempenhado pelas UBS, a reestruturação desses equipamentos são fundamentais para o fortalecimentos dos serviços oferecidos pela rede municipal de Saúde.

O médico Sidney Chaves já foi aluno do Cintra e trabalhará na unidade de saúde. "Fico muito feliz em ter a oportunidade de contribuir com esse trabalho e, como profissional da saúde, avalio positivamente o investimento que tem sido feito na área da atenção básica. É através dessa assistência que conseguimos minimizar as demandas nos hospitais, então se tivermos uma atenção básica fortalecida, certamente resolveremos grande parte dos problemas de saúde pública", reforçou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem