agencia

Notícias

Sexta-feira, 24/05/2019 - 17h27

Gestores municipais participam de workshop que integra política de valorização do servidor da Prefeitura de São Luís

Secretários, adjuntos, presidentes e diretores de órgãos municipais participaram do evento promovido pela gestão do prefeito Edivaldo que investe cada vez mais em formação em todas as esferas da administração pública

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura reúne gestores em workshop sobre desafios para governança em conformidade com normas internas e externas"Compliance e a Gestão Pública" foi tema do workshop que reuniu gestores municipais na manhã de desta sexta-feira (24), no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM). O encontro, que integra a política de valorização do servidor da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, apresentou ao público participante uma abordagem que facilitou a compreensão sobre os desafios e os princípios para a construção de estruturas de governança adequadas e confiáveis, com fundamento na transparência, ética, integridade e conformidade das normas internas e externas.

O objetivo foi promover o reconhecimento dos riscos administrativo, financeiro e jurídico, disseminando a cultura de compliance na prevenção, responsabilização e aprimoramento da gestão pública em observância às normas anticorrupção e antissuborno. Compliance é um conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. O termo compliance tem origem no verbo em inglês 'to comply', que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

Para o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Raposo, o momento foi uma oportunidade que ofereceu aos níveis superiores da administração, a capacitação e atualização necessárias. "Nós estamos trazendo o tema compliance, que é uma tendência nova na gestão, pouco conhecida e assim estamos oferecendo uma grande oportunidade para todos estarem atualizados com a mais moderna tendência de gestão", pontua José Cursino.

Na ocasião, a diretora da EGGEM, Maria Eugenia Branco, que fez a abertura do evento, falou da importância do workshop. "Este é um primeiro momento de sensibilização de gestores. A partir daí, a gente espera através de demandas especificas ou por solicitação das secretarias municipais, formar turmas com esse tema novo, essa prática nova, e assim, poder estender esses conhecimentos para toda esfera, todos os níveis da organização municipal", afirma a diretora.

O workshop teve carga horária de duas horas e foi ministrado pelo facilitador Luís Claudio dos Santos Ribeiro, graduado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), especialista em Contabilidade Pública e Perícia Contábil pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professor das Faculdades Estácio de Sá - São Luis e Uniceuma. Estiveram presentes na palestra secretários, adjuntos, presidentes de órgãos, procurador, controlador, diretor e níveis estratégicos de assessoramento da Prefeitura de São Luis.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem