agencia

Notícias

Segunda-feira, 27/05/2019 - 15h16

Simulado de atendimento em desastres tem a participação do Serviço Móvel de Urgência da Prefeitura de São Luís

Ação foi realizada pelo Hospital UDI e reuniu profissionais e acadêmicos que puderam aprimorar condutas a serem adotadas em casos de acidentes de grandes proporções; capacitação é parte da política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Equipe do Samu participa de simulação de desastres em ação realizada pelo Hospital UDIA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) participou, na manhã deste domingo (26), do Simulado de Preparação para Emergências e Desastres, realizado pelo Hospital UDI. A ação aconteceu em trechos da Via Expressa, da Avenida Carlos Cunha e nas dependências do hospital, com a participação de grande número de profissionais e acadêmicos. A participação das equipes do Samu nestas capacitações seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior e são parte da política de aperfeiçoamento dos profissionais da saúde para que prestem sempre um bom serviço à população. 

O objetivo da simulação foi aprimorar os conhecimentos sobre as condutas a serem adotadas em casos de acidentes de grandes proporções; por isso, o trabalho envolveu técnicos de diversos órgãos de segurança e saúde para realizar o atendimento imediato a 15 vítimas de um simulado acidente de trânsito, envolvendo quatro veículos em via pública.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação e destacou a articulação necessária entre o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e toda a rede hospitalar. "Em situações como a do simulado, as vítimas recebem o primeiro atendimento pelo Samu e são encaminhadas para hospitais públicos ou privados; então é fundamental que os procedimentos estejam alinhados porque isso diminui o risco de morte e otimiza a assistência", explicou.

A participação do Samu no Simulado foi feita sem prejuízos ao funcionamento do serviço, pois a frota ficou à disposição do atendimento às chamadas feitas pela população ao 192. Na simulação foram utilizados veículos extra.

A diretora do Samu, Vaneide Maciel, disse que o desempenho das equipes na simulação também será avaliado. "É um trabalho que já fazemos na rotina de atendimento, mas vamos aproveitar fazer uma avaliação de todas as condutas que realizamos no propósito de buscar mecanismos de melhorar ainda mais o tempo resposta e outros aspectos do atendimento", afirmou.

Esta é a segunda capacitação que a equipe do Samu participa somente este mês. Recentemente, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e o Centro Tático Aéreo (CTA), o Samu realizou uma simulação realística com cinco vítimas de afogamento. A ação, que fez parte da programação da 25ª Semana de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren-MA), aconteceu na Praia Ponta d'Areia. As simulações realísticas já fazem parte da rotina de treinamento do profissionais do Samu, serviço que na gestão do prefeito Edivaldo tem recebido uma atenção especial.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem