agencia

Notícias

Quarta-feira, 29/05/2019 - 15h51

Conselho Municipal de Desenvolvimento reúne membros para discutir ações de fomento às políticas públicas da capital

Na segunda Reunião Ordinária do ano, integrantes do colegiado discutiram formas de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Conselho Municipal de Desenvolvimento reúne membros para discutir ações de fomento às políticas públicas da capitalA Prefeitura de São Luis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) promoveu, na terça-feira (28), a segunda Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (Comdes) este ano. O encontro ocorreu no Sebrae Jaracati e a pauta principal foi a apresentação, aos membros do conselho, dos indicadores sociais de São Luís. Os dados são do Instituto de Cidadania Empresarial (ICE).

O documento reúne informações sobre temas como educação, saúde, mobilidade, infraestrutura, segurança, assistência social entre outros recolhidos a partir de fontes como DATASUS, Atlas do Desenvolvimento Humano, Ministério da Educação, Censo SUAS, entre outros. A partir da apresentação, foram discutidas diversas propostas nas quais o Conselho pode atuar, tendo como pressuposto os indicadores e, assim, contribuir com o fomento à implementação de políticas públicas para a capital.

A reunião foi liderada pelo presidente Administrativo do Comdes, Dorgival Pereira, representante do Instituto de Cidadania Empresarial. Para ele, o encontro teve um caráter especial, pois foi a primeira presidida pela nova diretoria executiva, trazendo um sentimento de continuação dos trabalhos e também a marca da nova de gestão.

"Esse é um tema importante porque deu oportunidade aos participantes conhecerem os números dos principais indicadores da nossa cidade e que, partir deles, tenham a oportunidade para pensar em sugestões e possibilidade de melhorias dos indicadores nas áreas de educação, saúde e infraestrutura e outros que estão relacionados com as câmaras temáticas do Comdes", pontuou o presidente.

O Comdes possui quatro Câmaras Temáticas: Organização e Integração (que contempla integração metropolitana, regulação e ordemento urbano); Saúde e Habitação (reunindo ainda saneamento e meio ambiente); Oportunidade para Todos (atua nas áreas de educação e qualificação, cultura, esporte e lazer e vulnerabilidade social); e Prosperidade (ambiente de negócios e inovação, dinamização e diversificação da economia e atividade e portuária e logística).

Também participaram da reunião a secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável, Cáritas Ribeiro; membros do Comdes e equipe técnica da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento.

CONSELHO

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Social foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. O conselho tem o objetivo de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem