agencia

Notícias

Sexta-feira, 31/05/2019 - 14h45

Gestão do prefeito Edivaldo capacita turmas dentro do programa de valorização dos servidores municipais

Servidores concluíram esta semana os cursos de Execução Orçamentaria, Financeira e Contábil e Controle na Administração Pública e ainda Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos; formações trazem resultados positivos no serviço prestado à população

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo capacita mais turmas dentro do programa de valorização dos servidores municipaisA Prefeitura de São Luis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), via Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) finalizou esta semana o curso Execução Orçamentaria, Financeira e Contábil e Controle na Administração Pública. A capacitação foi uma demanda especifica da Seplan e destinada aos servidores das áreas de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas. 

O objetivo da capacitação foi atualizar as inovações introduzidas nos procedimentos da execução orçamentária e financeira, através das novas orientações da STN. Apresentar o que mudou para o setor contábil com as inovações da Portaria nº 753, discutir como entender e aplicar o denominado "restos a pagar" incorporando o Código Penal e examinar as repercussões nas fases de receita e despesa, buscando a convergência internacional.

Foram realizadas aulas expositivas, na própria sede da EGGEM que permitiram a participação e interação constante dos alunos, além de aulas e exemplos práticos que permitiram ao aluno visualizar melhor os conceitos trabalhados. O curso foi ministrado por Marízio Martins da Costa, instrutor em nível nacional há mais de 25 anos da administração pública, nas matérias de Orçamento e Finanças, Auditoria e Materiais, Gestão de Custos.

Segundo a diretora da EGGEM, Maria Eugênia Salles Branco de Almeida, a Escola tem investido na qualificação dos servidores em todas as áreas e níveis. "Dessa forma, possibilitamos que todo servidor participe da política efetiva de qualidade no serviço público, instituída pela atual gestão municipal", observou.

Para Roberta Marão, superintendente da Área de Planejamento de Programas e Projetos da EGGEM a realização dessa demanda específica foi muito importante para a gestão municipal. "O objetivo é atualizar os servidores municipais que atuam nos setores de Planejamento, Orçamento e Finanças dos órgãos e entidades do Poder Executivo de São Luís. A capacitação tem como foco melhorar os níveis de desempenho de gestão e políticas públicas'", disse.

EVENTOS

Outro curso realizado pela Escola de Governo, foi o de Cerimonial, Protocolo e Organização de Eventos, finalizado na tarde de quarta-feira (29), que teve como principal objetivo capacitar funcionários públicos da esfera municipal de São Luís a desenvolverem atividades exitosas de organização de eventos públicos, através do conhecimento das boas práticas e organização e normas de cerimonial, etiqueta e protocolo.

A metodologia utilizada foram aulas expositivas e interativas sobre organização e administração de eventos públicos; aplicação de atividades práticas e dinâmicas de grupo, para fixação do conteúdo abordado; aplicação de atividades escritas para fixação de conteúdo abordado; avaliação do conteúdo abordado no curso e sua contribuição para a aplicabilidade prática no ambiente de trabalho. O curso foi ministrado por Gisela Diniz Santos, cerimonialista; turismóloga, especializanda em gestão de pessoas e membro do Comitê Nacional de Cerimonial (CNCP Brasil).

EGGEM
A Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM) foi criada em 8 de julho de 2005 através da Lei Municipal nº 4.497. Ela integra a estrutura administrativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e atua com diversos programas e projetos que procuram atender às necessidades de reciclagem permanente e de aprendizagem dos servidores públicos do município.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem