agencia

Notícias

Quinta-feira, 20/06/2019 - 10h48

Prefeitura de São Luís promove II Scratch Day com programação que contempla jogos e brincadeiras neste sábado (22)

Objetivo do evento é proporcionar momentos de interação e aprendizagem em linguagem de programação entre os participantes

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove II Scratch Day com programação que contempla jogos e brincadeiras neste sábado (22)A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará sábado (22), o II Scratch Day, das 8h às 13h, no Casarão Tech, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. O evento será coordenado pelo Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades e Superdotação (NEECAHS) e tem como objetivo proporcionar momentos de interação e aprendizagem em linguagem de programação entre os participantes. Ação é parte da política de Educação Especial promovida pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

O Scratch Day terá a participação de alunos da rede municipal de ensino, professores, familiares e é aberto ao público em geral. A entrada é gratuita. O Scratch Day é uma iniciativa da comunidade tecnológica e educacional de todo o mundo para comemorar o aniversário do mascote Scratch, personagem que representa o software livre e gratuito Scratch, desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), experiente no desenvolvimento de ferramentas educativas para crianças na idade escolar e pelo grupo Kids, da Universidade de Califórnia, Los Angeles.

A comemoração é também uma forma de incentivar o uso do software Scratch nas escolas e na comunidade em geral com atividades desplugadas (programação com cards, quebra cabeça, jogo da memória), jogos de realidade virtual, oficinas sobre scratch, brincadeiras juninas e exposição dos trabalhos dos alunos do NEECAHS.

"O Scratch ajuda os jovens a pensarem de forma criativa, a raciocinar sistematicamente e a trabalhar em sintonia com os outros colegas. No núcleo temos vários talentos. Eventos como estes evidenciam a produção dos estudantes da rede, estimulam a aprendizagem criativa por meio de jogos e brincadeiras", afirmou o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

O evento conta com a parceria das empresas Mais Robotic e Impacto Maker e colaboração da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Casarão Tech. 

SCRATCH

A linguagem de programação Scratch foi criada pelo Media Lab, do Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT) como forma de auxiliar jovens e crianças na matemática e na lógica, sem que elas tenham tido nenhum envolvimento técnico com linguagem de programação. Pode-se dizer que o Scratch é uma evolução direta do Logo, uma linguagem de programação também criada pelo Media Lab anteriormente com mesmo intuito. Um dos grandes diferenciais do Scratch é seu modelo de programação em blocos, que simplifica muito o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão.

O Scratch pode ser acessado online pelo site scratch.mit.edu ou através de download para desenvolver os projetos sem a necessidade de conexão com a internet. Trata-se de uma ferramenta de programação gratuita e de fácil acesso com uma interface gráfica que permite a criação de programas e jogos com blocos de montar.

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem