agencia

Notícias

Terça-feira, 25/06/2019 - 16h14

Prefeitura de São Luís participa de reunião com instituições religiosas para tratar sobre população em situação de rua

Encontro contou com a participação das secretarias Municipal da Criança e Assistência Social e de Segurança Pública do Maranhão, além de representantes de diferentes denominações religiosas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís participa de reunião com instituições religiosas para tratar sobre população em situação de ruaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) participou, na tarde desta segunda-feira (24), da reunião articulada pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), com instituições religiosas e representantes da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP/MA). O encontro teve como objetivo tratar do fortalecimento das ações de atendimento às pessoas em situação de rua e foi realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite, com representantes católicos, evangélicos e espíritas. A busca de parcerias para fortalecer a política da Assistência Social é uma das bandeiras da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A gestora da Semcas, Andréia Lauande, ressaltou a importância dessa parceria. "Nós somos muito favoráveis a essa iniciativa. Aproveitamos para compartilhar as ações e atribuições da política da Assistência voltadas para esse público, bem como, queremos somar os esforços já realizados pela secretaria, através dos serviços de Abordagem Social e do Serviço Especializado Para Pessoas em Situação de Rua e do Acolhimento Institucional. A orientação do prefeito Edivaldo é buscar parceiros para somar com o trabalho realizado pela gestão municipal", destacou a gestora da pasta.

Os grupos de doação de mantimentos a pessoas em situação de rua do Centro de São Luís foram convidados com os objetivos de promover relacionamento institucional entre os grupos e o poder público; dialogar sobre as ocorrências policiais desde o mês de fevereiro na Região do Centro de São Luís e traçar melhores soluções, para qualificar ainda mais as ações já realizadas.

"Nos estamos bem satisfeitos com o resultado da reunião. É preciso que esse trabalho tão bonito feito pelas instituições não seja desvirtuado por pessoas que se infiltram com outros objetivos. É necessário unir esforços no sentido de qualificar ainda mais as ações, munidos das informações corretas e somar junto com o poder público que já possui políticas e expertise junto a essa população" explicou Erisson Lindoso, presidente da REMADD.

ENCAMINHAMENTOS

Entre os encaminhamentos desse primeiro diálogo ficou agendada uma nova reunião para a próxima semana, a formação de uma comissão para dar andamento a tudo que foi exposto, o fortalecimento do Comitê Municipal para Pessoa em Situação de Rua, entre outros. A Semcas irá compartilhar informações importantes sobre os atendimentos prestados pelos seus serviços e, a partir dessa integração de todas as informações, serão pensadas formas de ações conjuntas, fortalecendo, assim, o atendimento à população em situação de rua.

Para o Frei Filoteu da Cruz, da Sagrada Cruz, instituição que trabalha com a Pastoral de Rua em quatro pontos diferentes da cidade e no acolhimento e recuperação de pessoas usuárias de substâncias psicoativas, a iniciativa é louvável no sentido de juntos encontrarem novas soluções. " Nós conseguimos aqui criar caminhos e vencer nossas barreiras, assim podemos efetivamente atuar na retirada das pessoas da condição de rua, mudando de fato a vida delas e não alimentando sua permanência na rua", concluiu.

SAIBA MAIS 

SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL

É ofertado de forma continuada e programada de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual, abandono, pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social dentre outras.

CENTRO POP

Ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Assegura atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Garante acolhida e escuta; estudo social; visita domiciliar a referência familiar; orientação e suporte para acesso à documentação pessoal; orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais; espaço para realização de higiene pessoal; guarda de pertences.

Onde encontrar os Centros POPs em São Luís

CENTRO POP - Centro Rua da Saavedra, nº 147, Centro, São Luís – MA, CEP: 65.010-630 Ponto de referência: em frente à antiga Pousada do Francês E-mail: centropopcentro@yahoo.com.br

CENTRO POP - Cohab Anil - Estrada de Ribamar, Km-2, Casa 1, Conjunto Irapoã, Bairro Aurora, São Luís – MA, CEP: 65.060-582 Ponto de referência: ao lado do Seminário da Igreja Cristã Evangélica/Avenida do Pingão E-mail: centropopcohab@yahoo.com.br

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem