agencia

Notícias

Sexta-feira, 28/06/2019 - 16h53

Iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, programa Todos por São Luís leva serviços à comunidade da Vila Maranhão

Atividades nas áreas de saúde, oficinas de arte, palestras e recreação infantil foram ofertados a moradores do bairro por meio do programa que já realizou mais de 560 mil atendimentos em 64 edições, alcançando mais de 500 bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura leva ação do Todos por São Luís a Vila Maranhão

O programa Todos por São Luís, iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, beneficiou, nesta sexta-feira (28), a comunidade da Vila Maranhão com diversas atividades nas áreas de saúde, oficinas de arte, palestras e recreação infantil. A iniciativa nessa localidade integra as ações pontuais do programa que já realizou mais de 560 mil atendimentos em 64 edições, alcançando mais de 500 bairros da capital. As atividades aconteceram na Associação Comunitária da Região Itaqui-Bacanga - Núcleo Vila Maranhão, em parceria com o Clube de Mães Unidos Venceremos.

A primeira-dama, Camila Holanda, coordenadora geral do Todos por São Luís, destacou a iniciativa e apontou a ação como uma forma de expandir a atuação do programa. "Por meio dessas atividades, a gestão do prefeito Edivaldo busca estar mais próxima da população e atender às demandas essenciais que a própria comunidade solicita", afirmou Camila Holanda.

Na área da saúde foram ofertadas consultas com clínico geral e de enfermagem, distribuição de medicamentos da Farmácia Básica, orientação nutricional, fisioterapia, imunização, além de serviços de aferição de pressão arterial e glicemia. A ação também contou com atividades educativas voltadas às crianças da localidade, com apresentação de teatro de fantoche abordando temáticas de cunho ambiental, ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente e do descarte correto do lixo para a preservação da saúde da população.

As capacitações também são outro ponto forte do programa Todos por São Luís, para estimular a geração de renda. Nesse sentido, foram realizadas na ação da Vila Maranhão oficinas de confecção de bonecas de panos e de origami.

 A secretária Janaína Martins, representante do Clube de Mães Unidos Venceremos, parceiro da ação, destaca a relevância das ações. "Nossa comunidade é muito carente e ações como esta vêm suprir necessidades prementes que as pessoas têm, principalmente na área da saúde. A receptividade da comunidade para com o projeto superou nossas expectativas", disse.

A moradora Silvana dos Santos, 46 anos, foi uma das que participou da ação. "Eu soube que teriam essas atividades aqui e aproveitei para me consultar e participar das oficinas. Achei uma excelente iniciativa trazer esta ação para nosso bairro", relatou ela.

A estudante Mayla da Conceição Santos, 21 anos, também aproveitou o evento para participar de todas as atividades que podia. "Eu adoro trabalhos artísticos, então aproveitei para participar de todas as oficinas", disse.

SERVIÇOS

O programa Todos por São Luís, uma das marcas da gestão do prefeito Edivaldo, completou, em março deste ano, quatro anos de ações itinerantes pela cidade, ampliando o acesso das comunidades aos serviços oferecidos pela Prefeitura de São Luís nas mais diversas áreas, como saúde, emprego e renda, infraestrutura, assistência social, cultura, educação, esporte e lazer, agricultura familiar, meio ambiente, entre outras.

A cada edição do Todos por São Luís o poder público municipal, com a contribuição de instituições parceiras, oferece à população atendimentos de saúde como consultas médicas com clínico geral, ginecologia, pediatria, oftalmologia, ortopedia, odontologia, fisioterapia além de consulta de enfermagem, aplicação de flúor, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames preventivos ginecológicos e encaminhamentos a consultas especializadas.

Entre as capacitações, são oferecidos cursos como os de panificação, doces e salgados, corte e costura, informática básica, artesanato, culinária, entre outros. Também são disponibilizadas oficinas de decoração de garrafas, porta retrato com palito de picolé, porta calcinhas, decoração de tiaras, confecção de agendas e chaveiros, pintura facial e, ainda, atividades de desenho livre para crianças e idosos.

Além das edições regulares, o programa conta ainda com edições especiais voltadas a mulheres, homens, crianças, idosos, saúde mental, entre outros públicos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem